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Esta iniciativa consiste na escrita conjunta, entre um escritor convidado e um grupo de jovens, pertencentes a uma ou mais escolas que se articulam entre si, de textos curtos com cerca de 10 a 12 páginas.
A Antologia Read ON Portugal 2024, que hoje apresentamos, aposta na relação de jovens com autores e o ato criativo.
Em dinâmicas de escrita colaborativa, jovens entre os 15 e os 19 anos (ensino secundário e ensino profissional) são colocados na função de criadores de texto narrativo, com a intervenção de autores de literatura portuguesa contemporânea, convidados para mediar o ato de escrita, em sessões online e/ou presenciais, com alunos e professores, numa interação que resulta em contos breves originais.
A Antologia READ ON Portugal 2024 constitui-se, portanto, como o resultado deste trabalho desenvolvido entre os alunos, os professores e os escritores convidados, de janeiro a abril, em torno da palavra e da reflexão do tema proposto, Eu, cidadão em democracia e conta com os seguintes contos:
No presente ano letivo, a iniciativa decorrerá com a participação de 14 estabelecimentos de ensino que demonstraram interesse em desenvolver esta atividade.
Tendo em conta os trâmites inscritos no Regulamento e após a fase de candidatura, foram apuradas as seguintes escolas secundárias, com um número diferenciado de alunos a envolver:
Concelho de Águeda
Concelho de Albufeira
Concelho de Almada
Concelho de Anadia
Concelho do Bombarral
Concelho de Caldas da Rainha
Concelho de Coimbra
Concelho de Condeixa-A-Nova
Concelho de Elvas
Concelho de Marinha Grande
Concelho de Santa Comba Dão
Construção de uma Antologia que resulta da escrita conjunta de textos de 10 a 12 páginas, entre um/a escritor/a convidado/a e um grupo de jovens, com idades compreendidas entre os 15 e os 19 anos e a frequentar o ensino secundário.
Em consonância com a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, e no intuito de poder contribuir para a formação de pessoas responsáveis, autónomas e solidárias, o tema sugerido para o texto para a edição 2023/2024 é “Eu, cidadão em democracia”.
Ser cidadão, no quadro das instituições e da participação democrática , com direitos e deveres que ditam o destino da sociedade, é um privilégio e uma responsabilidade. O que define o cidadão atual? Que comportamentos deve assumir para viver numa sociedade livre? Como agir de forma ativa e participativa? Quais os caminhos para construir uma verdadeira democracia?
Jovens de idades compreendidas entre os 15 e os 19 anos de idade que frequentem o ensino secundário.