A minha vida aos quadradinhos | Concurso de Escrita Criativa |
Antologia | Ask the author |
Aqui falamos de livros |
FLIC Award |
Esta iniciativa consiste na escrita conjunta, entre um escritor convidado e um grupo de jovens, pertencentes a uma ou mais escolas que se articulam entre si, de textos curtos com cerca de 10 a 12 páginas.
A Antologia READ ON Portugal 2023, que hoje divulgamos, constitui-se como o resultado do ímpeto criativo em torno da palavra e da reflexão, tendo sido
selecionadas, através de processo de candidatura em linha efetuada na página do projeto, 7 escolas secundárias de vários concelhos do país:
Para a mediação e aperfeiçoamento de texto foram convidados 5 autores: Ana Cristina Silva, Ana Margarida Carvalho, Filipa Martins, Inês Barata Raposo e Nuno Matos Valente.
À escrita acrescentou-se a ilustração de algumas páginas, uma duplicidade de expressões que contribui para a reflexão do leitor.
Em consonância com a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, e com o intuito de poder contribuir para a formação de pessoas responsáveis,
autónomas e solidárias, o tema sugerido para o texto para a presente edição foi Eu, cidadão.
O resultado constitui-se num percurso de 5 narrativas, com nuances temáticas, que abordam esta dimensão numa diversidade de estilos de escrita que ora nos surpreendem, ora nos emocionam.
É esta beleza desigual que vos convidamos a ler!
No presente ano letivo, a iniciativa decorrerá com a participação de 7 estabelecimentos de ensino que demonstraram interesse em desenvolver esta atividade.
Tendo em conta os trâmites inscritos em Regulamento, e após a fase de candidatura, foram apuradas as seguintes escolas secundárias, com um número diferenciado de alunos a envolver:
Concelho de Almada
Concelho de Viseu
Concelho da Mealhada
Concelho de Coimbra
Brevemente, os professores bibliotecários e as direções dos Agrupamentos de Escolas serão informados sobre a organização dos grupos de trabalho, os escritores envolvidos e o cronograma previsto.
Apresenta-se a possibilidade de construção de uma Antologia, que consiste na escrita conjunta de textos de 10 a 12 páginas, entre um escritor convidado e um grupo de jovens, com idades compreendidas entre os 15 e os 19 anos e a frequentar o ensino secundário.
Em consonância com a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, e com o intuito de poder contribuir para a formação de pessoas responsáveis, autónomas e solidárias, o tema sugerido para o texto para a edição 2022/2023 é Eu, cidadão:
Ser cidadão é gozar de direitos: à vida, à liberdade, à educação, à igualdade perante a lei, …
Como cidadão tenho também o direito e o dever de participar no destino da sociedade, votar, ter opiniões, associar-me, ser ativo.
Ser cidadão é ainda ter consciência dos meus deveres perante os outros: escuta, respeito, propriedade, ...
Jovens de idades compreendidas entre os 15 e os 19 anos de idade que frequentem o ensino secundário.