Para apoio às escolas, a Rede de Bibliotecas Escolares e a Fundação Calouste Gulbenkian apresentam um conjunto de desafios que poderão servir de inspiração para os projetos a desenvolver.
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Sinopse: O museu, como instituição cultural, não serve apenas para guardar e mostrar obras de arte — é também um espaço onde se contam histórias e se constroem significados. Deste modo, o museu não é um lugar neutro: as escolhas sobre o que se mostra, como se mostra e o que se diz sobre as obras são influenciadas por ideias, contextos e até relações de poder. Assim, o museu não se limita a representar o mundo tal como ele é — também o interpreta e, por vezes, altera essa visão a partir de determinadas perspetivas. Estas decisões influenciam a forma como o público compreende a arte, a história e as culturas representadas. Isso pode fazer com que algumas histórias se tornem mais visíveis do que outras, deixando de fora vozes e experiências que também merecem ser ouvidas e representadas. Ver desafio I e desafio II. |
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Sinopse: Ao longo do tempo, a natureza tem sido muito importante para a arte. Nas obras do Museu Calouste Gulbenkian, por exemplo, podemos ver como a natureza não é apenas o fundo das imagens — é também uma fonte de inspiração e um tema principal em muitas obras. Esta relação entre Arte e Natureza mostra que, desde sempre, o ser humano tenta entender e representar o mundo natural à sua volta. Além disso, a arte ajuda-nos a perceber como a natureza e a cultura mudaram com o passar dos anos. As obras podem revelar-nos quais eram as plantas e animais mais valorizados numa certa época, como se organizavam os espaços naturais e urbanos, ou de que forma se olhava para o meio ambiente. Assim, a arte pode ser um ponto de partida para pensarmos de forma diferente sobre o lugar onde vivemos, sobre a biodiversidade e sobre a forma como usamos e cuidamos do território. Ao olhar para as obras, conseguimos ver o que se manteve igual no nosso ambiente, o que mudou, que espécies desapareceram ou se transformaram — e que impacto isso tem na vida das pessoas. A arte, neste sentido, pode ajudar-nos a imaginar futuros possíveis e a reforçar o nosso papel na proteção do mundo natural. Ver desafio I e desafio II. |
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Sinopse: Enquanto expressão artística, a música também possui uma história própria: evolui, transforma-se e integra diferentes elementos ao longo do tempo. Cada cultura cria a sua própria forma de fazer música. O que hoje chamamos de música "erudita" já foi música popular no passado, e o que hoje é visto como alternativo ou fora do comum, já foi central noutras épocas. Isso faz com que exista uma enorme variedade musical no mundo. Além disso, a música reflete os contextos sociais, políticos e culturais em que é criada. Pode celebrar momentos de festa, marcar rituais religiosos ou transmitir sentimentos de protesto, saudade, alegria ou pertença. Por isso, mais do que apenas entretenimento, a música é também uma forma de comunicação e de construção de identidade. A música tem também a capacidade de viajar entre países e culturas, transformando-se e ganhando novos sentidos ao longo do caminho. Instrumentos, estilos e ritmos circulam entre povos, misturam-se e dão origem a novas expressões musicais. Por tudo isto, a música é uma ponte entre culturas. Ajuda-nos a conhecer outras tradições, a trocar ideias e a criar outras formas de expressão. Ver desafio I e desafio II. |