Projetos

WEIWE(R)BE

Edição 2024-2025

Selo WEIWE(R)BE 2024-2025

 [25.07.2025]

A sessão para atribuição simbólica do Selo WEIWE(R)BE 2024-2025 decorreu, por videoconferência, no dia 29 de maio, tendo sido distinguidos 9 AE/ENA.

Ao longo da sessão de trabalho, os professores bibliotecários partilharam experiências relativas à implementação do projeto WEIWE(R)BE, assumindo a exigência do mesmo e elencando as soluções/estratégias encontradas para superar os constrangimentos com que se foram deparando. 

No decorrer do ano, estiveram diretamente envolvidos nas atividades WEIWE(R)BE, nos 9 AE/ENA distinguidos, 2767 alunos e 110 docentes. 

 


Sessão final do curso de formação

[25.07.2025]

Teve lugar no dia 6 de maio, a distância, a sessão final do curso de formação WEIWE(R)BE: o desenvolvimento de literacias com a BE em contexto curricular.

À semelhança do que aconteceu em edições anteriores, os intervenientes - alunos, docentes curriculares e professores bibliotecários -, fizeram um balanço da implementação do projeto nos seus contextos e todos reconheceram, nas suas partilhas, a mais-valia desta metodologia de trabalho para o desenvolvimento das literacias no século XXI.

Ao longo do ano, 155 alunos, 7 professores bibliotecários e 10 docentes dos 7 AE/ENA que terminaram o percurso formativo, estiveram envolvidos na realização de trabalhos de pesquisa, a partir do uso crítico de Recursos Educacionais Abertos, numa articulação estreita entre a biblioteca escolar e a sala de aula.

 

WEIWE(R)BE: o desenvolvimento de literacias com a BE, em contexto curricular

[25.10.2024]

 Na sexta edição do programa WEIWE(R)BE, oito novas escolas aceitaram o desafio de desenhar e implementar cenários de aprendizagem que visem o desenvolvimento de literacias essenciais na atualidade, designadamente a literacia digital e, nesta, a literacia mediática e da informação e a literacia crítica:

A sessão inaugural, que coincidiu com a 1.ª sessão do curso de formação que suporta a implementação do projeto nestas escolas, decorreu no dia 22 de outubro.

Nos próximos meses, professores bibliotecários, docentes curriculares e coordenadores interconcelhios das bibliotecas escolares vão apoiar os alunos na realização de trabalhos de pesquisa, capacitando-os para o acesso, a produção e o uso crítico e ético da informação.

Selo WEIWE(R)BE: literacias com a BE em contexto e autonomia

A equipa WEIWE(R)BE vai, em 2024-2025, reforçar o apoio aos agrupamentos/ escolas que, tendo integrado o programa em anos anteriores, manifestaram já a intenção de dar continuidade aos princípios e práticas que lhe estão subjacentes. São, por isso, candidatas ao Selo WEIWE(R)BE, cujos requisitos foram já divulgamos. 

No dia 29 de outubro irá realizar-se uma sessão de trabalho destinada a professores bibliotecários e a outros docentes destes agrupamentos/escolas e, também, aos coordenadores interconcelhios que os acompanham.

Calendarização:

 

Edições anteriores
2023-2024
2022-2023
2021-2022
2020-2021
Objetivos
1. Desenvolver, de forma articulada e sistemática, as competências de literacia da informação.
2. Fomentar o trabalho colaborativo entre a biblioteca escolar e as áreas curriculares, no âmbito das aprendizagens essenciais, na produção de trabalhos a partir de REA.

Descrição
Projeto dinamizado pela Rede de Bibliotecas Escolares, em parceria com a Rede Académica WEIWER® – LE@D, Universidade Aberta, que visa promover o desenvolvimento de competências de literacia de informação, enquadrando-as num trabalho de articulação entre a biblioteca escolar e o currículo, assumindo particular relevância a capacitação dos alunos para o uso crítico dos recursos educacionais abertos (REA).

Destinatários
Turmas do 10.º ano do Ensino Secundário
Parceiro
Universidade Aberta
 
Data de início
2019
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Contactos
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Acessibilidade
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Lista de distribuição
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