A sessão para atribuição simbólica do Selo WEIWE(R)BE 2024-2025 decorreu, por videoconferência, no dia 29 de maio, tendo sido distinguidos 9 AE/ENA.
Ao longo da sessão de trabalho, os professores bibliotecários partilharam experiências relativas à implementação do projeto WEIWE(R)BE, assumindo a exigência do mesmo e elencando as soluções/estratégias encontradas para superar os constrangimentos com que se foram deparando.
No decorrer do ano, estiveram diretamente envolvidos nas atividades WEIWE(R)BE, nos 9 AE/ENA distinguidos, 2767 alunos e 110 docentes.
Teve lugar no dia 6 de maio, a distância, a sessão final do curso de formação WEIWE(R)BE: o desenvolvimento de literacias com a BE em contexto curricular.
À semelhança do que aconteceu em edições anteriores, os intervenientes - alunos, docentes curriculares e professores bibliotecários -, fizeram um balanço da implementação do projeto nos seus contextos e todos reconheceram, nas suas partilhas, a mais-valia desta metodologia de trabalho para o desenvolvimento das literacias no século XXI.
Ao longo do ano, 155 alunos, 7 professores bibliotecários e 10 docentes dos 7 AE/ENA que terminaram o percurso formativo, estiveram envolvidos na realização de trabalhos de pesquisa, a partir do uso crítico de Recursos Educacionais Abertos, numa articulação estreita entre a biblioteca escolar e a sala de aula.
Na sexta edição do programa WEIWE(R)BE, oito novas escolas aceitaram o desafio de desenhar e implementar cenários de aprendizagem que visem o desenvolvimento de literacias essenciais na atualidade, designadamente a literacia digital e, nesta, a literacia mediática e da informação e a literacia crítica:
A sessão inaugural, que coincidiu com a 1.ª sessão do curso de formação que suporta a implementação do projeto nestas escolas, decorreu no dia 22 de outubro.
Nos próximos meses, professores bibliotecários, docentes curriculares e coordenadores interconcelhios das bibliotecas escolares vão apoiar os alunos na realização de trabalhos de pesquisa, capacitando-os para o acesso, a produção e o uso crítico e ético da informação.
A equipa WEIWE(R)BE vai, em 2024-2025, reforçar o apoio aos agrupamentos/ escolas que, tendo integrado o programa em anos anteriores, manifestaram já a intenção de dar continuidade aos princípios e práticas que lhe estão subjacentes. São, por isso, candidatas ao Selo WEIWE(R)BE, cujos requisitos foram já divulgamos.
No dia 29 de outubro irá realizar-se uma sessão de trabalho destinada a professores bibliotecários e a outros docentes destes agrupamentos/escolas e, também, aos coordenadores interconcelhios que os acompanham.