Projetos > WEIWE(R)BE

Edição 2022-2023

Edição 2022-2023

Implementação do projeto

[25.07.2023]

Pelo quarto ano consecutivo, continuou a apostar-se na consolidação de práticas nesta que é uma das áreas de intervenção prioritária da ação a desenvolver pelas bibliotecas escolares em articulação com a sala de aula.

Ao longo do ano, foram diretamente envolvidos no projeto um total de 3361 alunos e 114 docentes de 14 agrupamentos/escolas não agrupadas, 7 dos quais distinguidos com o Selo WEIWE(R)BE 2022-2023.

Quer na sessão de encerramento do curso de formação, quer na sessão para atribuição simbólica do Selo, e apesar de ser evidente a multiplicidade de perspetivas, os intervenientes reconheceram, grosso modo, a relevância deste projeto para a melhoria dos trabalhos escolares e a transformação de práticas de ensino.


Novas Escolas

[14.10.2022]

No quarto ano de implementação do WEIWE(R)BE, são sete as escolas que aceitaram o desafio de envolver alunos do 10.º ano neste projeto que visa desenvolver, de modo claro, articulado e sistemático, as competências de literacia de informação, integrando-as nas práticas curriculares: 

•    Escola Básica e Secundária Martinho Árias (Soure);
•    Escola Básica e Secundária Santos Simões (Guimarães);
•    Escola Secundária Adolfo Portela (Águeda);
•    Escola Secundária de Camarate (Loures);
•    Escola Secundária D. João II (Setúbal);
•    Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes (Olhão);
•    Escola Secundária Dr. Serafim Leite (São João da Madeira). 

Este projeto tem associado um curso de formação de 25 horas, que pretende ser um espaço de ação e reflexão onde, em conjunto, se desenhem e partilhem estratégias para o desenvolvimento de competências expressas quer no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, quer no referencial Aprender com a Biblioteca Escolar, no pressuposto de que as competências de literacia, em particular as de literacia de informação, são um requisito essencial na sociedade em rede. 

Importa, também, saudar as escolas que, tendo integrado o projeto em anos anteriores, têm dado continuidade aos seus princípios e práticas, alargando-os a mais alunos e professores e envolvendo, gradualmente, mais disciplinas e anos de escolaridade. São, por isso, candidatas ao Selo WEIWE(R)BE 2022-23, cujos requisitos [ver ao lado] já foram divulgados.  

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard