Iniciativas > Representação internacional > Participação em publicações

O programa WEIWE(R)BE no ecossistema da escola digital e virtual

Título:  O Programa WEIWE(R)BE no ecossistema da escola digital
Autor:  Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
Pestana, Filomena
Ferreira Da Cruz, Ana Carolina
Ribeiro Mota, Eduarda
Palavras-chave:  Rede Académica Internacional WEIWER®
Rede de Bibliotecas Escolares
Educação aberta
Competências de literacia da informação
Inovação pedagógica
WEIWER® International Academic Network
School libraries network
Open education
Information literacy competencies
Pedagogical innovation
Data:  2023
Editora:  Editora ARTEMIS
Citação:  Cardoso, T.; Pestana, F.; Cruz, A & Mota, E. (2023). O Programa WEIWE(R)BE no ecossistema da escola digital. T. Cardoso (Org.) Educação: Saberes em Movimento, Saberes que Movimentam, Volume III, Capítulo 4, pp. 43-55. ARTEMIS Editora.
Resumo: 

O programa WEIWE(R)BE, pensado primordialmente para o Ensino Secundário, resulta da parceria entre a Rede Académica Internacional WEIWER®, sediada no LE@D, Laboratório de Educação a Distância e eLearning da Universidade Aberta (Portugal) e a Rede de Bibliotecas Escolares do Ministério da Educação de Portugal. O programa tem como objetivo a promoção de estratégias de desenvolvimento das competências de literacia, em particular de competências de literacia da informação, de forma integrada, articulada e sistemática, através do trabalho colaborativo entre a biblioteca escolar e a sala de aula, considerando diferentes fontes e recursos, incluindo a Wikipédia. Para tal, os alunos envolvidos realizam trabalhos de pesquisa, fazendo um uso crítico e ético da informação; já os professores frequentam uma ação de formação contínua realizando tarefas conducentes a fomentar áreas do Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores.

Assim, neste texto, começamos por considerar os demais principais pressupostos teóricos do programa WEIWE(R)BE, que embasam sobretudo o curso de professores e as sessões dinamizadas diretamente com e para as escolas e turmas envolvidas, com destaque para a Educação Aberta. Paralelamente, consideramos ainda outros referenciais, europeus e nacionais, em estreita articulação com a capacitação docente e o trabalho desenvolvido nas bibliotecas escolares, nomeadamente no que respeita às competências de literacia e à inovação pedagógica, essenciais para a adoção de metodologias ativas, concretamente na modalidade a distância, mas também na modalidade online e em blended-learning.

Ao caracterizar o Programa WEIWE(R)BE, na sua génese, fundamentos basilares e ações, como o curso de formação contínua de professores, antes aludido, e o selo-distinção de reconhecimento, que complementamos com dados recolhidos no ano letivo de 2021-2022, podemos concluir que se trata de um contributo efetivo para a referida capacitação docente, que ancoramos nas dimensões pedagógica, tecnológica e organizacional, com repercussões positivas no ecossistema da escola digital e virtual.

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard