Decorreu no dia 28 de maio, a distância, a sessão final do curso de formação WEIWE(R)BE: competências de literacia com a biblioteca escolar. Ao longo do ano, estiveram envolvidos 144 alunos, os protagonistas do projeto, assim como 6 professores bibliotecários, 8 docentes de diferentes áreas curriculares e 6 coordenadores interconcelhios das bibliotecas escolares.
Durante a sessão, alunos e professores reconheceram, nos seus testemunhos, a relevância deste projeto que, na sua quinta edição, continuou a apostar na articulação entre a biblioteca e a sala de aula para capacitar para o acesso, a produção e o uso crítico e ético da informação, uma das áreas de trabalho absolutamente crucial na atual sociedade.
A sessão para atribuição simbólica do Selo WEIWE(R)BE 2023-2024 teve lugar, por videoconferência, no dia 23 de maio, sob a forma de ação de curta duração, intitulada Contributos do programa WEIWE(R)BE para o desenvolvimento de literacias no século XXI.
À comunicação de Carlos Pinheiro, sobre inteligência artificial e o futuro da educação, seguiram-se vários momentos de partilha de experiências protagonizados pelos professores bibliotecários dos dez agrupamentos e escolas não agrupadas distinguidos nesta edição. Também os Diretores que estiveram presentes na sessão destacaram a pertinência e intencionalidade do projeto que visa dotar alunos e professores com as ferramentas necessárias para responder aos desafios da atualidade.
Ficou patente, mais uma vez, o compromisso de todos os intervenientes na consolidação e alargamento do programa WEIWE(R)BE, nos seus contextos. Um programa que aposta na articulação entre a biblioteca escolar e a sala de aula para apoio à realização de trabalhos de pesquisa em cenários concretos de aprendizagem, onde assume particular relevância a regularidade das práticas e a rotina dos processos.
A sessão de apresentação [programa em anexo] do projeto WEIWE(R)BE, agora no quinto ano de implementação, teve lugar no dia 26 de outubro, através de videoconferência, marcando também o início do curso de formação de professores que lhe está associado.
Em 2023-2024, integraram o projeto seis novas escolas:
Ao longo do ano, professores bibliotecários, docentes curriculares, coordenadores interconcelhios das bibliotecas escolares e alunos, principais protagonistas neste processo, vão trabalhar colaborativamente na implementação de cenários concretos de aprendizagem.
Esta abordagem visa o desenvolvimento de princípios e práticas essenciais no âmbito das literacias digital e da informação, assumindo particular relevância a capacitação dos alunos para o uso crítico dos recursos educacionais abertos (REA).
Foi realizada, no dia 11 de outubro, a ação de curta duração A importância de fazer boas perguntas à luz do programa WEIWE(R)BE, com o propósito de apoiar as bibliotecas escolares que, dando continuidade às boas práticas de forma sistemática, têm em vista a candidatura ao Selo WEIWE(R)BE 2023-2024 (ver Requisitos).
Estiveram representados 25 agrupamentos/escolas, 8 convidados e 17 dos 24 que integraram o programa em anos anteriores.