Esta iniciativa consiste na escrita conjunta, entre um escritor convidado e um grupo de jovens, pertencentes a uma ou mais escolas que se articulam entre si, de textos curtos com cerca de 10 a 12 páginas.
Participantes 2024-2025
[31.10.2024]
No presente ano letivo, a iniciativa decorrerá com a participação de 23 estabelecimentos de ensino que demonstraram interesse em desenvolver esta atividade.
Tendo em conta os trâmites inscritos no Regulamento e após a fase de candidatura, foram apuradas as seguintes escolas secundárias, com um número diferenciado de alunos a envolver:
Concelho de Almada
- Escola Secundária de Emídio Navarro – 18 alunos
- AE Professor Ruy Luís Gomes – 25 alunos
Concelho de Anadia
- Escola Básica e Secundária de Anadia - 10 alunos
Concelho do Bombarral
- Escola Básica e Secundária de Fernão do Pó – 25 alunos
Concelho de Coimbra
- Escola Secundária Infanta D. Maria – 6 alunos
- Escola Secundária de Avelar Brotero – 6 alunos
- Escola Secundária José Falcão – 27 alunos
- Escola Básica e Secundária Quinta das Flores – 23 alunos
- Escola Secundária D. Dinis, Coimbra – 6 alunos
- ES Jaime Cortesão - 6 alunos
Concelho de Elvas
- Agrupamento de Escolas Nº 3 de Elvas – 20 alunos
Concelho de Espinho
- Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira – 10 alunos
Concelho de Esposende
- Escola Secundária c/ 3.º Ciclo Henrique Medina – 28 alunos
Concelho de Fornos de Algodres
- Escola Básica e Secundária de Fornos de Algodres - 26 alunos
Concelho da Guarda
- Agrupamento de Escolas da Sé, Guarda - 27 alunos
Concelho da Marinha Grande
- Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente - 10 alunos
Concelho de Nelas
- Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim – 15 alunos
Concelho de Paços de Ferreira
- Escola Secundária de Paços de Ferreira – 28 alunos
Concelho de Portalegre
- Agrupamento de escolas do Bonfim - 25 alunos
Concelho de Tábua
- Agrupamento de Escolas de Tábua – 18 alunos
Concelho de Tondela
- Escola Secundária de Tondela/ AE Tondela Tomaz Ribeiro – 28 alunos
Concelho de Vila Nova de Gaia
- Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves – 25 alunos
Concelho de Viseu
- Escola Secundária Alves Martins – 28 alunos
Lançamento da Edição 2024-2025
[02.10.2024]
Construção de uma Antologia que resulta da escrita conjunta de textos de 10 a 12 páginas, entre um/a escritor/a convidado/a e um grupo de jovens, com idades compreendidas entre os 15 e os 19 anos e a frequentar o ensino secundário.
Em consonância com a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, e no intuito de poder contribuir para a formação de pessoas responsáveis, autónomas e solidárias, o tema sugerido para o texto para a edição 2024/2025 é Cidadania e interculturalidade.
Vivemos numa sociedade cada vez mais diversificada, onde culturas, tradições e valores convivem e se cruzam. Como podemos ser cidadãos num mundo que respeite o pluralismo e a diversidade cultural? Que valores devemos promover para garantir a igualdade, o respeito e a inclusão e, simultaneamente, combater a discriminação, o racismo e a xenofobia? Quais os desafios e as oportunidades de viver numa sociedade globalizada?
Destinatários
Jovens de idades compreendidas entre os 15 e os 19 anos de idade que frequentem o ensino secundário.
Objetivos:
- Promover e apoiar a escrita de textos literários entre os jovens;
- Promover a reflexão em torno de temáticas associadas à cidadania..
- Possibilitar o trabalho colaborativo, em torno da escrita, entre escritores e jovens que frequentam o ensino secundário;
- Promover e apoiar jovens escritores, dando-lhes a oportunidade de criar textos de forma colaborativa e de os ver publicados, em formato PDF, na página web da RBE: READ ON Portugal e AECG.
Desenvolvimento da atividade:
- Serão constituídos, em Portugal continental, 15 grupos com um máximo de 28 alunos.
- A cada grupo será associado um escritor de acordo com a sua disponibilidade de agenda e eventualmente por área de residência.
- A atividade desenrola-se em formato presencial (se for viável) e em linha.
- Serão organizadas, até fevereiro de 2025 e de acordo com a disponibilidade de horário a acordar, três sessões de trabalho entre cada grupo de alunos e respetivo escritor.
- O tempo de duração de cada sessão de trabalho será de 60 a 75 minutos.
- Cada escritor propõe e acorda com o grupo, na primeira sessão, a metodologia de trabalho que deseja implementar, sendo que o texto final deverá estar concluído até Fevereiro de 2025.
Participação
- Uma escola ou grupo de escolas articuladas entre si, sob coordenação do(s) respetivo(s) professor(es) bibliotecário(s) candidata-se à participação, através do preenchimento do formulário de candidatura.
- Os promotores da atividade selecionarão os grupos a integrar na iniciativa.
Prazos
- As escolas poderão candidatar-se até 15 de outubro.
- A lista de escolas selecionadas será publicada a 31 de outubro.