Projetos

PÚBLICO na Escola

Concurso Nacional de Jornais Escolares 


02/06/2021

A edição de 2020-21 do Concurso Nacional de Jornais Escolares está neste momento a decorrer. As publicações que se candidatam a concurso devem ser enviadas entre os dias 1 de junho e 10 de julho de 2021 e os vencedores serão anunciados até ao final de outubro.

 

04/03/2021

A edição de 2020/ 21 do Concurso Nacional de Jornais Escolares traz algumas novidades e prémios especiais.

Até 31 de março, os estabelecimentos de ensino podem candidatar as suas publicações, independentemente do suporte em que são difundidas.
 
Nesta edição do Concurso Nacional de Jornais Escolares, as publicações podem ser inscritas como jornais de agrupamento (categoria A) ou jornais de escola (categoria B).

Serão atribuídos primeiro e segundo prémios em cada uma destas categorias.

Para além dos três prémios especiais — reportagem, trabalho de ciência e design gráfico —, incluiu-se este ano um prémio incentivo para publicações dinamizadas em contextos desfavorecidos, que contempla um workshop sobre como fazer um jornal.

Em relação ao formato do jornal, são admitidas várias tipologias, desde que cumpram os critérios definidos, nomeadamente ter havido, pelo menos, duas edições.

Assim, aceitam-se publicações em papel e/ou em formato digital, sendo possível concorrer com um número em papel e outro digital; quando às publicações online, devem ter sido atualizadas regularmente durante o presente ano letivo.

Consulte o regulamento e aceda à ficha de inscrição.

 

Põe a Tua Escola no Mapa


29/04/2021

A nova iniciativa do PÚBLICO na escola chama-se Põe a Tua Escola no Mapa e pretende dar a conhecer os jornais escolares pela voz dos que neles colaboram. O programa é transmitido na plataforma Ao Vivo do jornal PÚBLICO e a próxima emissão é no dia 4 de maio.

O programa Põe a Tua Escola no Mapa é transmitido quinzenalmente, todas as terças-feiras, pelas 15h00.

Em cada emissão haverá espaço para a rubrica “Pergunta, que o jornalista responde”, onde os colaboradores dos jornais escolares convidados poderão colocar questões, que depois serão respondidas por um jornalista do PÚBLICO.

A primeira emissão [https://www.publico.pt/aovivo/detalhe/viagem-mundo-jornais-escolares-primeira-paragem-evora-169] do programa decorreu no dia 20 de abril e teve como convidado o jornal escolar Horta das Notícias do Agrupamento de Escolas Severim de Faria em Évora.

 

Objetivos 
1. Contribuir para uma relação mais próxima entre a atualidade mediática e a escola;
2. Ajudar a descodificar a linguagem da imprensa e dos media em geral;
3. Promover o desenvolvimento do espírito crítico;
4. Facultar ferramentas para pesquisar, avaliar, utilizar e criar a informação de forma eficaz, em qualquer formato;
5. Disponibilizar propostas de atividades para sala de aula/biblioteca escolar, a partir de conteúdos do jornal PÚBLICO; 
6. Divulgar iniciativas em curso nas escolas no domínio da educação para os media;
7. Promover contacto e articulação com outros projetos já em curso;
8. Propor instrumentos de formação para professores;
9. Dar voz aos alunos;
10. Manter visitas às redações.

Descrição
Após alguns anos de interrupção, O jornal PÚBLICO recuperou, o projeto PÚBLICO na escola. Retomou, assim, a relação com a comunidade escolar e assumiu a missão de criar pontes para os mais jovens poderem ler de forma aberta o mundo, de forma crítica, sabendo que uma notícia de jornal não é o mesmo que um boato nas redes sociais. Pretende com este projeto que as notícias ou as reportagens se transformem em materiais pedagógicos, fornecendo aos professores e aos pais recursos para trabalharem na sala de aula/ biblioteca escolar ou discutirem em casa.
O Concurso Nacional de Jornais Escolares é uma das grandes apostas deste projeto.

Destinatários
Alunos do Ensino Básico e Ensino Secundário.

Parceiros
É uma iniciativa do jornal PÚBLICO, numa parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares e a Edulog, iniciativa da Fundação Belmiro de Azevedo.
 
 
 
Data de início
?
Após uma interrupção, o projeto foi retomado em 2020.
 
_
Contactos
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Podcast
_
Flipboard