Projetos

PÚBLICO na Escola

Isto também é comigo!          Jornalistas em rede          Jornais escolares


Sim, isto também é contigo. Este mês os teus textos de opinião podem ser enviados até ao dia 26

Público na Escola 5 de Novembro de 2021, 10:33

A última sexta-feira de novembro é dia 26, o que significa que este mês os textos de opinião para o concurso “Isto também é comigo!” têm de ser enviados até esse dia. Assuntos não faltarão, com toda a certeza. Se estás no 9.º, no 10.º, no 11.º ou no 12.º ano e te apetecer escrever sobre algum trabalho que leias, vejas ou ouças no PÚBLICO, participar é muito simples (lê as regras com atenção). Desde que não escrevas mais do que 300 palavras... (Continuar a ler)

 


Concurso Nacional de Jornais Escolares

[05.11.2021]

Já são conhecidos os resultados do Concurso Nacional de Jornais Escolares. Outra Presença, do Agrupamento Abade de Baçal, Bragança e a revista Poeta, da Escola Básica António Correia de Oliveira, Esposende, foram distinguidos com o primeiro prémio na categoria de jornais de agrupamento e jornais de escola, respetivamente. (Continuar a ler)


Queres ser apanhado na Rede? Vamos Cruziscar #14

[29.10.2021]

Esta semana, no Vamos Cruziscar, o PÚBLICO na Escola propõe a descoberta da parceria “Aceita o desafio: da tua biblioteca ao PÚBLICO”. Nestas palavras cruzadas, são fornecidas pistas que vão ajudar os jovens a saber mais sobre as iniciativas e, talvez, motivá-los para concorrer.


 

Aceita o desafio: da tua biblioteca ao PÚBLICO

[25.10.2021]

Uma parceria, dois concursos, três registos: reportagem, entrevista, texto de opinião. “Aceita o desafio: da tua biblioteca ao PÚBLICO” é como se chama esta iniciativa conjunta da Rede de Bibliotecas Escolares e do PÚBLICO na Escola.

Para que entre mais jornalismo nas escolas e a produção jornalística dos alunos tenha mais público.

O que se pretende, a quem se destina, por que razões se impõe?Perguntas que ficam respondidas numa conversa emitida na plataforma de streaming Ao vivo, do jornal Público, no Dia Nacional das Bibliotecas Escolares. 25 de outubro de 2021 | 14:00

 

 

Iniciativas
Isto também é comigo!
Jornalistas em rede
Concurso Nacional de Jornais Escolares
Objetivos 
1. Contribuir para uma relação mais próxima entre a atualidade mediática e a escola;
2. Ajudar a descodificar a linguagem da imprensa e dos media em geral;
3. Promover o desenvolvimento do espírito crítico;
4. Facultar ferramentas para pesquisar, avaliar, utilizar e criar a informação de forma eficaz, em qualquer formato;
5. Disponibilizar propostas de atividades para sala de aula/biblioteca escolar, a partir de conteúdos do jornal PÚBLICO; 
6. Divulgar iniciativas em curso nas escolas no domínio da educação para os media;
7. Promover contacto e articulação com outros projetos já em curso;
8. Propor instrumentos de formação para professores;
9. Dar voz aos alunos;
10. Manter visitas às redações.

Descrição
Após alguns anos de interrupção, O jornal PÚBLICO recuperou, o projeto PÚBLICO na escola. Retomou, assim, a relação com a comunidade escolar e assumiu a missão de criar pontes para os mais jovens poderem ler de forma aberta o mundo, de forma crítica, sabendo que uma notícia de jornal não é o mesmo que um boato nas redes sociais. Pretende com este projeto que as notícias ou as reportagens se transformem em materiais pedagógicos, fornecendo aos professores e aos pais recursos para trabalharem na sala de aula/ biblioteca escolar ou discutirem em casa.
O Concurso Nacional de Jornais Escolares é uma das grandes apostas deste projeto.

Desenvolvimento
Em 2021-2022, a Rede de Bibliotecas Escolares estreitam laços com uma iniciativa conjunta: “Aceita o desafio: da tua biblioteca ao PÚBLICO” .

Destinatários
Alunos do Ensino Básico e Ensino Secundário.
 
Parceiros
É uma iniciativa do jornal PÚBLICO, numa parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares e a Edulog, iniciativa da Fundação Belmiro de Azevedo.
 
 
 
Data de início
?
Após uma interrupção, o projeto foi retomado em 2020.
 
_
Contactos
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Podcast
_
Flipboard