Iniciativas > Outras iniciativas

Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE)

Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE),  uma celebração anual das bibliotecas escolares em todo o mundo, uma oportunidade para darem a conhecer o trabalho que desenvolvem e mostrarem que não são apenas um serviço, mas um centro nevrálgico vital nas escolas. A chamada à ação é da IASL (International Association of School Librarianship).
Em Portugal, o Dia da Biblioteca Escolar assinala-se na quarta segunda-feira do mês de outubro, em 2022, dia 24/10.

O mote para este ano já está lançado: LER PARA A PAZ E HARMONIA GLOBAIS.


Registo de participação

[31.10.2022]

Terminado o mês de outubro, convidam-se as bibliotecas que desenvolveram atividades no âmbito do MIBE a registarem a sua participação, logo que possível.

Vamos mostrar os números que nos deixam felizes!

   

     

     


Sugestões de trabalho

[23.09.2022]

Este ano, a proposta da Rede de Bibliotecas Escolares para LER PARA A PAZ E HARMONIA GLOBAIS consiste em proporcionar uma (ou mais) roda de alunos e parar para ler, refletir e dialogar.

Para isso, sugerem-se três metodologias que poderão ser seguidas na condução dessas rodas de alunos:

Leituras dialogadas

A partir da leitura de um álbum e de um conjunto de questões preparadas pela biblioteca, os alunos dialogam, refletem e elencam conclusões. (ver proposta metodológica)

Leituras questionadas

Leitura de um álbum e aplicação da estratégia “Técnica de formulação de perguntas”. Seleção das questões mais interessantes/ polémicas de cada grupo para dinamizar o debate. (ver proposta metodológica)

Leituras emparelhadas

Seleção de pares de turmas (por exemplo: uma turma do 3º ciclo com outra do 1º ciclo, ou uma turma do ensino secundário com outra do 2.º ciclo…). A turma dos mais velhos encontrar-se-á com os mais novos na biblioteca para dinamizar uma conversa a partir da leitura de um álbum. (Ver proposta metodológica)

Sugestão de álbuns

Para apoiar as rodas de alunos sugeridas no âmbito da iniciativa MIBE 2022, propõe-se um conjunto de álbuns que poderão ser utilizados para LER PARA A PAZ E HARMONIA GLOBAIS, embora muitos outros possam ser selecionados. Cada um dos álbuns apresentados é complementado por algumas questões que podem servir como ponto de partida para refletir e dialogar.

Edições anteriores

2021-Contos de fadas e contos tradicionais de todo o mundo
2020-Descobrir caminhos para a saúde e o bem-estar
2019-Vamos imaginar!
2018-Eu ♥ biblioteca escolar
2017-Ligando comunidades e culturas
2016-Aprende a descodificar o teu mundo
2015-A biblioteca escolar é super!
2014-Um mapa de ideias
2013-Biblioteca escolar: uma porta para a vida

 

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard