Projetos

Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE)

Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE),  uma celebração anual das bibliotecas escolares em todo o mundo, uma oportunidade para darem a conhecer o trabalho que desenvolvem e mostrarem que não são apenas um serviço, mas um centro nevrálgico vital nas escolas. A chamada à ação é da IASL (International Association of School Librarianship).
Em Portugal, o Dia da Biblioteca Escolar assinala-se na quarta segunda-feira do mês de outubro, em 2023, dia 23/10.

O mote para este ano já está lançado: Biblioteca escolar: o meu lugar preferido para criar e imaginar.   


Vencedores do Concurso "Biblioteca Escolar: o meu lugar preferido para..."

[16.02.2024]

A Rede de Bibliotecas Escolares tem o prazer de divulgar os vencedores do concurso "Biblioteca Escolar: o meu lugar preferido para...", que decorreu no âmbito do Mês Internacional da Biblioteca Escolar 2023/2024.

Os alunos do Ensino Secundário foram desafiados a criar um vídeo original e criativo que apresentasse a sua biblioteca escolar como um espaço único e especial, destacando os seus serviços, recursos e atividades e revelando porque é o seu lugar preferido na escola.

O Júri deste concurso ficou impressionado com a criatividade e a perspetiva única de cada participante. Por isso, face à qualidade dos trabalhos a concurso, o Júri decidiu atribuir o 2º prémio ex aequo a duas escolas e criar, ainda, uma menção honrosa. 

Os vencedores:

1º lugar:

Título do vídeo: Viagem pela biblioteca escolar: o meu lugar preferido

Alunos: Mateus Marques e João Rocha, sob orientação do professor João Palhares Lima e da professora bibliotecária Rosa Pires

Agrupamento de Escolas de Monserrate

2º lugar ex aequo:

Título do vídeo: Biblioteca escolar: o meu lugar preferido para… sonhar

Alunos: David Soares, Iara Nascimento e Pedro Louzada, sob orientação da professora bibliotecária Manuela Mendes Barbosa

Agrupamento de Escolas de Escariz 

2º lugar ex aequo:

Título do vídeo: Biblioteca escolar: um lugar a explorar

Alunos: Afonso Baptista  e Madalena Dias , sob orientação da professora bibliotecária Patrícia Gonçalves Marques

Agrupamento de Escolas nº 2 de Abrantes

3º lugar:

Título do vídeo: Biblioteca da Escola Secundária Júlio Dantas

Alunos: Gonçalo Braga e Afonso Melo, sob orientação da professora bibliotecária Ruth Gomes

Agrupamento de Escolas Júlio Dantas 

Menção honrosa:

Título do vídeo: Vários espaços em um só

Alunos: Isis Fukuda  e Apolo Oliveira,  sob orientação da professora bibliotecária Susana Mendes

Escola Secundária de Caldas das Taipas

A RBE agradece a todos os participantes pela sua criatividade e entusiasmo. Agradecemos também às escolas e aos professores pelo seu apoio na dinamização do concurso.

Parabéns aos vencedores!

 


Trabalhos a concurso

[15.01.2024]

Divulga-se a lista de trabalhos submetidos no âmbito do Concurso - Biblioteca Escolar: o meu lugar preferido para...

De acordo com o regulamento, a divulgação de resultados terá lugar no dia 16 de fevereiro de 2024, no Portal RBE.

 


Lançamento da edição 2023

[25.09.2023]

Sugestões de trabalho

Este ano, a Rede de Bibliotecas Escolares disponibiliza um conjunto sugestões de obras literárias para celebrar as bibliotecas e propõe duas iniciativas:

1. Concurso - Biblioteca Escolar: o meu lugar preferido para...

Este concurso destina-se a alunos do Ensino Secundário e consiste na criação de uma visita virtual aos espaços da biblioteca escolar, realçando os seus serviços, recursos e atividades, sendo os participantes desafiados a mostrar essa realidade do seu ponto de vista. (ver regulamento do concurso)

2. Leituras para refletir e dialogar, criar e imaginar

Esta iniciativa dá continuidade ao trabalho desenvolvido no ano transato e visa proporcionar uma (ou mais) roda de alunos e parar para ler, refletir e dialogar, criar e imaginar.

Para isso, continuam a sugerir-se três metodologias que poderão ser seguidas na condução dessas rodas de alunos:

Leituras dialogadas
A partir da leitura de um álbum e de um conjunto de questões preparadas pela biblioteca, os alunos dialogam, refletem e elencam conclusões. (ver proposta metodológica)

Leituras questionadas
Leitura de um álbum e aplicação da estratégia “Técnica de formulação de perguntas”. Seleção das questões mais interessantes/ polémicas de cada grupo para dinamizar o debate. (ver proposta metodológica)

Leituras emparelhadas
Seleção de pares de turmas (por exemplo: uma turma do 3º ciclo com outra do 1º ciclo, ou uma turma do ensino secundário com outra do 2.º ciclo…). A turma dos mais velhos encontrar-se-á com os mais novos na biblioteca para dinamizar uma conversa a partir da leitura de um álbum. (Ver proposta metodológica)

Sugestão de leituras
Para apoiar as rodas de alunos e os trabalhos no âmbito da iniciativa MIBE 2023, propõe-se um conjunto de leituras que poderão ser utilizadas como suporte, embora muitas outras possam ser selecionadas.

Cada uma das obras apresentadas é complementada por algumas questões que podem servir como ponto de partida para refletir e dialogar, criar e imaginar.

Edições anteriores

2022-Ler para a paz e harmonia globais
2021-Contos de fadas e contos tradicionais de todo o mundo
2020-Descobrir caminhos para a saúde e o bem-estar
2019-Vamos imaginar!
2018-Eu ♥ biblioteca escolar
2017-Ligando comunidades e culturas
2016-Aprende a descodificar o teu mundo
2015-A biblioteca escolar é super!
2014-Um mapa de ideias
2013-Biblioteca escolar: uma porta para a vida

 

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard