Terminado o mês de outubro, convidam-se as bibliotecas que desenvolveram atividades no âmbito do MIBE a registarem a sua participação, logo que possível.
Vamos mostrar os números que nos deixam felizes!
Este ano, a proposta da Rede de Bibliotecas Escolares para LER PARA A PAZ E HARMONIA GLOBAIS consiste em proporcionar uma (ou mais) roda de alunos e parar para ler, refletir e dialogar.
Para isso, sugerem-se três metodologias que poderão ser seguidas na condução dessas rodas de alunos:
Leituras dialogadas
A partir da leitura de um álbum e de um conjunto de questões preparadas pela biblioteca, os alunos dialogam, refletem e elencam conclusões. (ver proposta metodológica)
Leituras questionadas
Leitura de um álbum e aplicação da estratégia “Técnica de formulação de perguntas”. Seleção das questões mais interessantes/ polémicas de cada grupo para dinamizar o debate. (ver proposta metodológica)
Leituras emparelhadas
Seleção de pares de turmas (por exemplo: uma turma do 3º ciclo com outra do 1º ciclo, ou uma turma do ensino secundário com outra do 2.º ciclo…). A turma dos mais velhos encontrar-se-á com os mais novos na biblioteca para dinamizar uma conversa a partir da leitura de um álbum. (Ver proposta metodológica)
Sugestão de álbuns
Para apoiar as rodas de alunos sugeridas no âmbito da iniciativa MIBE 2022, propõe-se um conjunto de álbuns que poderão ser utilizados para LER PARA A PAZ E HARMONIA GLOBAIS, embora muitos outros possam ser selecionados. Cada um dos álbuns apresentados é complementado por algumas questões que podem servir como ponto de partida para refletir e dialogar.