Proposta metodológica

A partir da leitura de um álbum e de um conjunto de questões preparadas pela biblioteca, os alunos dialogam, refletem e elencam conclusões.

Os participantes sentam-se em roda, sem mesas ou outros obstáculos de permeio.

Estrutura da sessão

3 minutos

Quebra-gelo + apresentação das regras:

    1. O professor só faz perguntas e não dá respostas;
    2. Os alunos refletem e discutem procurando responder;
    3. Todos os alunos têm de participar;
    4. Fala um de cada vez;
    5. Não há respostas erradas.

7 minutos

Leitura do álbum selecionado

Nota: Preferencialmente a leitura é feita pelos alunos, podendo contudo, na inexistência de número suficiente de obras para leitura individual, ser efetuada pelo professor.

 


25 minutos

Roda de discussão: perguntas e diálogo

O professor vai apresentando perguntas (5/6) e conduzindo o diálogo entre os vários intervenientes da sessão, podendo estimular a reflexão, usando outras questões, por exemplo:

      • Porque é que dizes isso?
      • És capaz de encontrar um exemplo?
      • Alguém pensa de forma contrária?
      • E se…..?
      • Como é que...?

10 minutos

Síntese

O professor ajuda o grupo a evidenciar, oralmente, as principais ideias desenvolvidas ao longo do diálogo.

 


5 minutos

Avaliação da atividade

Sugestão: Quem gostou da atividade e achou enriquecedora levanta as duas mãos em forma de coração. Quem não gostou, faz sinal com o polegar para baixo. Os/ as professores fotografam.

 


 
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard