A partir da leitura de um álbum e de um conjunto de questões preparadas pela biblioteca, os alunos dialogam, refletem e elencam conclusões.
Os participantes sentam-se em roda, sem mesas ou outros obstáculos de permeio.
3 minutos |
Quebra-gelo + apresentação das regras:
|
7 minutos |
Leitura do álbum selecionado Nota: Preferencialmente a leitura é feita pelos alunos, podendo contudo, na inexistência de número suficiente de obras para leitura individual, ser efetuada pelo professor.
|
25 minutos |
Roda de discussão: perguntas e diálogo O professor vai apresentando perguntas (5/6) e conduzindo o diálogo entre os vários intervenientes da sessão, podendo estimular a reflexão, usando outras questões, por exemplo:
|
10 minutos |
Síntese O professor ajuda o grupo a evidenciar, oralmente, as principais ideias desenvolvidas ao longo do diálogo.
|
5 minutos |
Avaliação da atividade Sugestão: Quem gostou da atividade e achou enriquecedora levanta as duas mãos em forma de coração. Quem não gostou, faz sinal com o polegar para baixo. Os/ as professores fotografam.
|