Leitura dos mais velhos para e com os mais novos.
Seleção de pares de turmas (por exemplo: uma turma do 3º ciclo com outra do 1º ciclo, ou uma turma do ensino secundário com outra do 2.º ciclo…). A turma dos mais velhos encontrar-se-á com os mais novos na biblioteca para dinamizar uma conversa a partir da leitura de um álbum.
5 minutos |
Apresentação da atividade
|
10 minutos |
Seleção e leitura de um álbum O(s) docentes pré-selecionam alguns álbuns. A turma folheia os vários álbuns disponibilizados e, por consenso, seleciona um para trabalhar. Nota: Preferencialmente a leitura é feita pelos alunos, podendo contudo, na inexistência de número suficiente de obras para leitura individual, ser efetuada pelo professor. |
15 minutos |
Divisão da turma em grupos Elaboração por cada grupo de uma proposta de abordagem do álbum com os colegas mais novos:
|
20 minutos |
Partilha e discussão das propostas de cada grupo. Decisão sobre a estratégia a seguir e sobre as questões a colocar. Nota: Se os alunos tiverem dificuldade em definir uma estratégia, poderá ser-lhes sugerida a estrutura da sessão da proposta metodológica Leituras dialogadas. |
5 minutos |
Apresentação mútua dos intervenientes e explicação da atividade pelos mais velhos
|
10 minutos |
Leitura do álbum selecionado Nota: A leitura pode ser feita pelos alunos mais novos, podendo contudo ser efetuada pelos mais velhos, se os destinatários ainda não forem leitores autónomos, ou na inexistência de número suficiente de obras para leitura individual.
|
30 minutos |
Desenvolvimento da atividade de acordo com a estratégia planeada na sessão preparatória.
|
5 minutos |
Avaliação da atividade Sugestão: Quem gostou da atividade e achou enriquecedora levanta as duas mãos em forma de coração. Quem não gostou, faz sinal com o polegar para baixo. Os/ as professores fotografam.
|