Proposta metodologágica

Leitura dos mais velhos para e com os mais novos.

Seleção de pares de turmas (por exemplo: uma turma do 3º ciclo com outra do 1º ciclo, ou uma turma do ensino secundário com outra do 2.º ciclo…). A turma dos mais velhos encontrar-se-á com os mais novos na biblioteca para dinamizar uma conversa a partir da leitura de um álbum.

Estrutura da sessão preparatória:

5 minutos

Apresentação da atividade

 


10 minutos

Seleção e leitura de um álbum

O(s) docentes pré-selecionam alguns álbuns. A turma folheia os vários álbuns disponibilizados e, por consenso, seleciona um para trabalhar.
Leitura do álbum selecionado por todos os alunos.

Nota: Preferencialmente a leitura é feita pelos alunos, podendo contudo, na inexistência de número suficiente de obras para leitura individual, ser efetuada pelo professor.


15 minutos

Divisão da turma em grupos

Elaboração por cada grupo de uma proposta de abordagem do álbum com os colegas mais novos:

      • que questões colocar;
      • que estratégia usar para que todos possam dar as suas opiniões;

 


20 minutos

Partilha e discussão das propostas de cada grupo.

Decisão sobre a estratégia a seguir e sobre as questões a colocar.

Nota: Se os alunos tiverem dificuldade em definir uma estratégia, poderá ser-lhes sugerida a estrutura da sessão da proposta metodológica Leituras dialogadas.


 

Estrutura da sessão interturmas

5 minutos

Apresentação mútua dos intervenientes e explicação da atividade pelos mais velhos

 


10 minutos

Leitura do álbum selecionado

Nota: A leitura pode ser feita pelos alunos mais novos, podendo contudo ser efetuada pelos mais velhos, se os destinatários ainda não forem leitores autónomos, ou na inexistência de número suficiente de obras para leitura individual.

 


30 minutos

Desenvolvimento da atividade de acordo com a estratégia planeada na sessão preparatória.

 

 


5 minutos

Avaliação da atividade

Sugestão: Quem gostou da atividade e achou enriquecedora levanta as duas mãos em forma de coração. Quem não gostou, faz sinal com o polegar para baixo. Os/ as professores fotografam.

 


 

 

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard