Proposta metodológica

Leitura de um álbum e aplicação da estratégia Técnica de formulação de perguntas. Seleção das questões mais interessantes/ polémicas de cada grupo para dinamizar o debate. 
A turma é dividida em grupos com o máximo de cinco alunos.

Estrutura da sessão

3 minutos

Breve apresentação da atividade

    1. Vai ser lido um álbum que suscita questões.
    2. O(s) docente(s) apresentará(ão) uma frase foco que levará os alunos a pensar e formular perguntas.
    3. Depois de cada grupo partilhar as perguntas, serão selecionadas algumas para serem discutidas em grande grupo.

7 minutos

Leitura do álbum selecionado

Nota: Preferencialmente a leitura é feita pelos alunos, podendo contudo, na inexistência de número suficiente de obras para leitura individual, ser efetuada pelo professor.

 


3 minutos

Apresentação das regras para a formulação de perguntas por cada grupo

        • Cada grupo escolhe um porta-voz.
        • Depois da apresentação do foco pelo(s) docente(s), todos os elementos do grupo têm de fazer pelo menos uma pergunta.
        • Ninguém discute as perguntas; o porta-voz regista todas.
        • O grupo seleciona as 3 perguntas que considera mais importantes para partilhar em grande grupo.

10 minutos

Apresentação do foco.

Formulação das perguntas por cada grupo.

Seleção das três mais relevantes.

 


25 minutos

Partilha das perguntas por cada grupo.
Registo rápido pelos docentes e projeção das cinco ou seis mais motivadoras para o debate.

Debate 

 


2 minutos

Avaliação da atividade

Sugestão: Quem gostou da atividade e achou enriquecedora levanta as duas mãos em forma de coração. Quem não gostou, faz sinal com o polegar para baixo. O(s) docente(s) fotografa(m).

 


 
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard