Ligando comunidades e culturas


Este foi o tema definido pela International Association of School Librarianship (IASL) para o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), em 2017.

O concurso de ideias “Ligando comunidades e culturas” foi a iniciativa que a RBE lançou em 2017 para assinalar o MIBE. O seu objetivo principal foi fomentar um debate em torno do tema. Desse debate surgiriam as ideias-chave e as estratégias para que a biblioteca se apresentasse como o lugar onde se ligam comunidades e culturas.

Até 3 de novembro, os alunos foram desafiados a refletir, a pôr a sua criatividade em ação e a apresentar uma ideia. O desafio consistiu na criação de um jogo original que permitisse aos utilizadores da biblioteca abordar a temática proposta para o MIBE, de uma forma aliciante e lúdica. Os participantes deveriam seguir com rigor o estipulado no regulamento.

Além deste desafio, as bibliotecas deveriam também aproveitar as propostas da IASL que constavam m da página dedicada ao ISLM (International School Library Month): Skype project; Bookmark Exchange Project; GiggleIT e partilha de atividades (What people are doing for ISLM).

Para 2017, o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabeleceu 23 de outubro como Dia da Biblioteca Escolar em Portugal.

Ligando Comunidades e Culturas - concurso de ideias

O desafio apresentado foi acolhido por mais de 60 escolas de todo o país, que procuraram surpreender com uma ideia inovadora a desenvolver sob a forma de jogo que consubstanciasse, num espaço e num tempo, através da biblioteca escolar, o desejável e necessário encontro das comunidades e culturas presentes nas nossas escolas.

A ideia vencedora conseguiu demonstrar o envolvimento dos alunos nesta vivência quotidiana na escola e é baseada em trabalho colaborativo entre diferentes atores, dentro da escola. Assim,  a Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo foi premiada pela criatividade, adequação à temática e interatividade desta ideia que pretendia incrementar práticas inclusivas, integrando novas formas de aprendizagem através da biblioteca escolar.

Prémio Teresa Calçada foi entregue em cerimónia organizada com o Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo de Azevedo.

Decidiu ainda o júri atribuir uma Menção Honrosa à ideia-jogo submetida pela Escola Básica de Porto Pinheiro, do Agrupamento de Escolas Moinhos da Arroja, que se destacou pela apresentação de um processo criativo original, participado e adequado ao público-alvo.

Parabéns a todos os que corresponderam e se empenharam neste desafio da Rede de Bibliotecas Escolares!

 

 

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