De acordo com o regulamento, premeia-se o melhor trabalho de cada nível/ ciclo.
Pré-escolar: AE Damião de Goes, Alenquer; EB de Paredes - Pedro e o lobo (Trabalho tridimensional)
1.º CEB: AE de Águeda; EB Fernando Caldeira - O vaso rachado (Performance de leitura em voz alta)
2.º CEB: AE de Bom Sucesso, Alverca do Ribatejo, Vila Franca de Xira; EB123 de Bom Sucesso - Corre corre cabacinha (Filme)
3.º CEB: AE João de Deus, Faro; ES João de Deus - O Capuchinho Vermelho (Trabalho tridimensional)
Ensino secundário: ES Afonso Lopes Vieira, Leiria - Lenda dos corvos (Performance de leitura em voz alta)
De acordo com o regulamento, divulga-se a melhor apresentação de cada categoria em cada nível/ ciclo, tendo-se optado por não evidenciar nenhum trabalho em algumas categorias de alguns níveis/ ciclos.
| 2.º CEB | AE de Amareleja, Moura EB de Amareleja | O príncipe sapo | 
| 3.º CEB | Agrupamento de Escolas Tomaz Pelayo Escola Secundária Tomaz Pelayo | A cegonha e a raposa | 
| 1.º CEB | AE Infanta D. Mafalda, Rio Tinto, Gondomar EB Infanta D. Mafalda | O leão e o rato | 
| 2.º CEB | AE de Celorico de Basto EBS de Celorico de Basto | How Jack went to seek his fortune * | 
| 3.º CEB | AE de Cercal do Alentejo, Santiago do Cacém EB N.º 1 de Cercal do Alentejo | Lendas do Concelho de Santiago do Cacém * | 
| Ensino Secundário | ES Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, Valadares, Vila Nova de Gaia | Cinderela * | 
Filme
| 2.º CEB | AE de Bom Sucesso, Alverca do Ribatejo, Vila Franca de Xira; EB123 de Bom Sucesso | Corre corre cabacinha | 
| 3.º CEB | AE de Moura; EB23 de Moura | O rapto das sabinas * | 
| Pré-escolar | AE de Arouca; EB Paços – Moldes | A cigarra e a formiga * | 
| 1.º CEB | AE de Águeda; EB Fernando Caldeira | O vaso rachado | 
| 2.º CEB | AE de Coimbra Sul; EB Alice Gouveia | |
| 3.º CEB | AE de Fajões; EB de Carregosa | A formiga e a neve | 
| Ensino Secundário | ES Afonso Lopes Vieira, Leiria | Lenda dos corvos | 
| Pré-escolar | AE Damião de Goes, Alenquer; EB de Paredes | |
| 1.º CEB | AE Damião de Goes, Alenquer; EB de Paredes | |
| 2.º CEB | AE de Arronches; EBS Nossa Senhora da Luz | |
| 3.º CEB | AE João de Deus, Faro; ES João de Deus | O Capuchinho Vermelho | 
* Estes trabalhos são publicados, assinalando-se a sua qualidade, porém, não foram considerados passíveis de serem premiados, por terem sido elaborados por grupos com mais de três elementos.

Total de turmas: 324 | Total de alunos: 4870

O tema do MIBE 2021 “Contos de fadas e contos tradicionais de todo o mundo” é baseado no tema da Conferência da IASL de 2021 “Uma rica tapeçaria de prática e pesquisa ao redor do mundo.” A expressão “Era uma vez…” transporta-nos imediatamente para o mundo mágico dos livros, através do qual partilhamos a vida de fadas, duendes e muito mais. Existem histórias que foram transmitidas há muito tempo, de geração em geração, e que nos ensinam sobre os valores humanos e a cultura. Vamos ligar-nos e aprender mais sobre diferentes países de todo o mundo, através das histórias.
Este ano, convidamos a pensar e celebrar a ligação entre livros, leitura, bibliotecas escolares, contos de fadas e contos tradicionais. Esperamos que o MIBE 2021 seja uma celebração mundial maravilhosamente criativa e imaginativa da biblioteca escolar. O tema pode ser interpretado de várias maneiras, mas seja qual for a forma que escolhermos, ele enfatiza a importância das bibliotecas escolares.