Diário de uma Escova de Dentes
[20.03.2022]A Direção-Geral da Saúde, a Rede de Bibliotecas Escolares e o Plano Nacional de Leitura 2027 assinalam o Dia Mundial da Saúde Oral e desafiam os educadores e os professores a dinamizarem iniciativas cuja temática seja a saúde oral, a partir dos recursos existentes nas bibliotecas escolares e no portal SOBE+. Leitura, desenho, pintura, música, representação, dança, culinária e um sem fim de atividades lúdicas podem servir para promover a literacia e a saúde.
Neste âmbito, propõe-se para os alunos do 4.º ano uma atividade, que se articula com a ação “Diário de escritas”: a escrita do “Diário de uma Escova de Dentes” (ver ao lado), a partir do contacto com diferentes excertos/exemplos de diários e da pesquisa de informação complementar sobre a temática da saúde oral.
A equipa SOBE+ fica a aguardar a partilha dos diários criados, os quais serão, certamente, muito criativos!
O livro de Miguel Lopes Oliveira, que já se encontra nas bibliotecas da Rede de Bibliotecas Escolares, está agora disponível em formato digital.
Para além de possibilitar uma maior interação com o leitor, que é convidado a fazer uma autoavaliação da sua saúde oral, o livro dá a conhecer as doenças orais e as suas consequências, apresentando também propostas de boas práticas em saúde.
Surge, assim, mais um recurso de suporte à dinamização de atividades no âmbito da saúde oral.
Boas escovagens e boas leituras!
Integrado no Projeto SOBE+, existe o subprojeto Escovar na Escola, através do qual a Direção Geral da Saúde distribui, mediante apresentação de candidaturas, kits para a escovagem dos dentes (copo, escova e dentífrico). Este subprojeto visa incentivar as escolas e jardins-de-infância, que implementam ou desenvolvem projetos de saúde oral, a incluir a escovagem dos dentes efetuada pelos alunos, diariamente, em ambiente escolar.
As candidaturas podem ser apresentadas aqui.
Em Outubro, o SOBE+ associa-se às comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE), este ano subordinado ao tema “Contos de fadas e contos tradicionais de todo o mundo”.
O tema do MIBE é um pretexto para trabalhar, a partir da leitura e dos materiais/ recursos disponibilizados no portal SOBE+, ou outros, o tema da saúde oral.
Desafiamos os alunos do pré-escolar e/ ou do 1.º e 2.º ano do ensino básico a recriar um conto de fadas ou um conto tradicional em que uma das personagens tenha um problema relacionado com a saúde oral.
Os trabalhos produzidos neste âmbito, em formato podcast, vídeo ou desenho, podem ser partilhados através deste formulário, até 29 de outubro. A partilha é limitada a um trabalho em cada categoria, por Agrupamento.
Os três trabalhos mais criativos em cada categoria serão partilhados no portal do projeto.
E porque a criatividade é o limite, aceitam o desafio?