Projetos

Projeto SOBE+

Era uma vez... uma dor de dentes

[11/10/2021]

Em Outubro, o SOBE+ associa-se às comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE), este ano subordinado ao tema “Contos de fadas e contos tradicionais de todo o mundo”.

O tema do MIBE é um pretexto para trabalhar, a partir da leitura e dos materiais/ recursos disponibilizados no portal SOBE+, ou outros, o tema da saúde oral.

Desafiamos os alunos do pré-escolar e/ ou do 1.º e 2.º ano do ensino básico a recriar um conto de fadas ou um conto tradicional em que uma das personagens tenha um problema relacionado com a saúde oral.

Os trabalhos produzidos neste âmbito, em formato podcast, vídeo ou desenho, podem ser partilhados através deste formulário, até 29 de outubro. A partilha é limitada a um trabalho em cada categoria, por Agrupamento.  
Os três trabalhos mais criativos em cada categoria serão partilhados no portal do projeto.

E porque a criatividade é o limite, aceitam o desafio?


Divulgação SOBE+

 

Escovar na escola

Integrado no Projeto SOBE+, existe o subprojeto Escovar na Escola, através do qual a Direção Geral da Saúde distribui, mediante apresentação de candidaturas, kits para a escovagem dos dentes (copo, escova e dentífrico). Este subprojeto visa incentivar as escolas e jardins-de-infância, que implementam ou desenvolvem projetos de saúde oral, a incluir a escovagem dos dentes efetuada pelos alunos, diariamente, em ambiente escolar. 

As candidaturas estão suspensas até novas orientações da DGS

 

Objetivos
1. Aumentar a qualidade da divulgação e informação sobre saúde em geral e saúde  oral em particular;
2. Incrementar parcerias com as escolas e outras instituições, envolvendo as famílias para a importância da literacia em saúde.

Descrição
Projeto SOBE+ pretende contribuir para a melhoria da literacia em saúde e para a promoção da saúde em geral e prevenção da doença. Centra o seu foco na integração da temática da saúde oral no currículo, convidando as bibliotecas escolares a desenvolver atividades a partir dos materiais lúdico-pedagógicos existentes. 

Destinatários
Crianças da Educação Pré-Escolar e alunos do 1.º CEB, das redes pública e privada.
 
 

Parceiros
Direção Geral da SaúdePlano Nacional de Leitura 2027
 
 
Data de início
2011
_
Contactos
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Podcast
_
Flipboard