As famílias que conciliam a leitura partilhada com brincadeiras que ajudam as crianças a conhecer as letras e a relacioná-las com os sons da fala são aquelas cujos filhos têm percursos mais positivos.


#02 - 06 de outubro de 2025

Diz a ciência

"Os benefícios da leitura partilhada não desaparecem à medida que a criança cresce... Esta prática mantém-se eficaz desde o pré-escolar até ao fim do 1.º ciclo."  (adapt. Desmurget, M., 2023, p. 218)

Leia mais em O Modelo Simples (mas não tão simples) de Leitura, na Plataforma LER 


Roteiro para fora da escola

Quando as crianças começam a aprender a ler, é fundamental que esse processo seja vivido com leveza e prazer. Brincar com sons, palavras e letras ajuda a desenvolver consciência linguística sem pressão.

Ao mesmo tempo, manter a leitura a par — mesmo quando a criança já começa a ler sozinha — reforça o vínculo afetivo com os livros e evita que os primeiros passos na leitura se tornem difíceis ou desmotivadores.

Neste roteiro, sugerimos aos pais formas simples de manter viva a leitura partilhada e de tornar a língua um jogo natural no quotidiano da criança, através de conversas, descobertas, gestos de atenção e pequenas brincadeiras com letras e palavras.

Aceda aqui ao roteiro #02 na plataforma LER. 


Espaço dos livros

10 livros para criar laços

Outubro é imenso: a natureza veste os seus melhores trajes, os aromas das colheitas enchem o ar e as noites que crescem convidam a recolher. Outubro é uma festa para os sentidos, e é um convite a criar laços: com o mundo natural, com o Outro e com o Belo. Outubro também traz no ventre os dias da música, do animal, da alimentação… traz a beleza das novas amizades.

Nesta seleção convive a novidade com a tradição revisitada. (Re)encontramos velhos conhecidos em lugares inesperados, descobrimos os matizes dourados do bosque acompanhados por um grupo de amigos, e penetramos nas suas profundezas, ora travando conhecimento com os seres que o habitam, ora descobrindo o inusitado. Emoldurada pela música, pela amizade e pela ternura, esta seleção propõe um novo olhar sobre as velhas coisas.

Aceda aqui ao Espaço dos livros #02.


Considere


Partilhe connosco

Caso assim o entenda, partilhe materiais, fotos, publicações nas redes sociais, comentários, … sobre o projeto.

Preencha o formulário de partilha.


Desmurget M. (2024). Ponham-nos a ler! - A leitura como antídoto para os cretinos digitais. Contraponto.
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard