Oferecer oportunidades de literacia não significa ter muito tempo ou comprar muitos livros, mas sim criar pequenas rotinas e escolhas diárias que mostram à criança que ler é natural e importante.* |
Se oferecermos à criança uma experiência de leitura que faça sentido para ela, ela ficará motivada e aprenderá a ler quase sem esforço (Willinghan, D. 2021, p. 85)
Leia mais em Promover a leitura, é fundamental!, na Plataforma LER.
Quando a leitura faz sentido para a criança — porque está ligada aos seus interesses e emoções — ela aprende quase sem esforço e com motivação. A ciência mostra que pequenas rotinas, como ter livros acessíveis, ler juntos num momento calmo ou explorar diferentes tipos de texto, ajudam a desenvolver o gosto pela leitura. Mais do que tempo ou recursos, é a qualidade da experiência leitora que desperta nas crianças o prazer de ler e a vontade de continuar a fazê-lo.
Para começar, propomos aos pais pequenas estratégias para tornar a leitura parte do dia a dia: criar ambientes acolhedores, oferecer escolhas adequadas à idade e aos interesses da criança e reservar momentos tranquilos para partilhar histórias, cultivando assim uma relação próxima, positiva e espontânea com os livros.
Aceda aqui ao roteiro #01 na plataforma LER.
10 livros para viver o(s) regressos(s)
Setembro traz o fim das férias e do verão. E cheira a novo. É o mês do(s) regresso(s). Nesta seleção que abre o ano letivo, trazemos diferentes representações do regresso, lembrando que tudo é cíclico, que a vida se compõe de começos e de finais, de partidas e de chegadas.
Juntamos o calor da família e dos amigos à alegria das memórias partilhadas, em forma de livro sem palavras, pequenas narrativas, poesia e nonsense, e pintalgamos tudo com uma generosa dose de humor, para um regresso leve, mas memorável.
Aceda aqui ao Espaço dos livros #01.
Caso assim o entenda, partilhe materiais, fotos, publicações nas redes sociais, comentários, … sobre o projeto.
Preencha o formulário de partilha.