Oferecer oportunidades de literacia não significa ter muito tempo ou comprar muitos livros, mas sim criar pequenas rotinas e escolhas diárias que mostram à criança que ler é natural e importante.*


#01 - 15 de setembro de 2025

Diz a ciência

Se oferecermos à criança uma experiência de leitura que faça sentido para ela, ela ficará motivada e aprenderá a ler quase sem esforço (Willinghan, D. 2021, p. 85)

Leia mais em Promover a leitura, é fundamental!, na Plataforma LER.


Roteiro para fora da escola

Quando a leitura faz sentido para a criança — porque está ligada aos seus interesses e emoções — ela aprende quase sem esforço e com motivação. A ciência mostra que pequenas rotinas, como ter livros acessíveis, ler juntos num momento calmo ou explorar diferentes tipos de texto, ajudam a desenvolver o gosto pela leitura. Mais do que tempo ou recursos, é a qualidade da experiência leitora que desperta nas crianças o prazer de ler e a vontade de continuar a fazê-lo.

Para começar, propomos aos pais pequenas estratégias para tornar a leitura parte do dia a dia: criar ambientes acolhedores, oferecer escolhas adequadas à idade e aos interesses da criança e reservar momentos tranquilos para partilhar histórias, cultivando assim uma relação próxima, positiva e espontânea com os livros.

Aceda aqui ao roteiro #01 na plataforma LER. 


Espaço dos livros

10 livros para viver o(s) regressos(s)

Setembro traz o fim das férias e do verão. E cheira a novo. É o mês do(s) regresso(s). Nesta seleção que abre o ano letivo, trazemos diferentes representações do regresso, lembrando que tudo é cíclico, que a vida se compõe de começos e de finais, de partidas e de chegadas.

Juntamos o calor da família e dos amigos à alegria das memórias partilhadas, em forma de livro sem palavras, pequenas narrativas, poesia e nonsense, e pintalgamos tudo com uma generosa dose de humor, para um regresso leve, mas memorável.

Aceda aqui ao Espaço dos livros #01.


Considere


Partilhe connosco

Caso assim o entenda, partilhe materiais, fotos, publicações nas redes sociais, comentários, … sobre o projeto.

Preencha o formulário de partilha.


*Willingham, D. T. (2021). Crianças que lêem: O que pais e professores podem fazer para ajudar. Editora Kírion.
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard