A minha vida aos quadradinhos | Concurso de Escrita Criativa |
Antologia | Ask the author |
Aqui falamos de livros |
FLIC Award |
Em 2024-2025 o concurso “A minha vida aos quadradinhos” implicou a conceção e desenvolvimento de uma banda desenhada subordinada ao tema: Cidadania e interculturalidade.
Ele derivou do pressuposto de que vivemos numa sociedade cada vez mais diversificada, onde culturas, tradições e valores convivem e se cruzam.
Como podemos ser cidadãos num mundo que respeite o pluralismo e a diversidade cultural? Que valores devemos promover para garantir a igualdade, o respeito e a inclusão e simultaneamente combater a discriminação, o racismo e a xenofobia? Quais os desafios e as oportunidades de viver numa sociedade globalizada?
Esta iniciativa convidou os participantes a refletirem sobre o papel do cidadão no acolhimento e valorização da diversidade, promovendo a convivência pacífica e o enriquecimento cultural.
As linhas de trabalho deveriam explorar a construção de uma cidadania global ativa e inclusiva, aproximando culturas e facilitando o diálogo intercultural a nível global.
Madalena Coelho Gonçalves Lemos Silva, 8º Ano
Externato da Luz, Lisboa
Tiago da Silva Fonseca, 10º Ano
Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite; S. João da Madeira
Matilde Alves Lopes,11º ano
Escola Secundária de Coruche, Coruche
Íris Maria da Conceição Silveira
O Projeto READ ON Portugal associa-se à Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, visando contribuir para a formação de pessoas responsáveis, autónomas e solidárias.
O concurso “A minha vida aos quadradinhos” implica a conceção e desenvolvimento de uma banda desenhada subordinada ao tema Cidadania e interculturalidade.
Vivemos numa sociedade cada vez mais diversificada, onde culturas, tradições e valores convivem e se cruzam. Como podemos ser cidadãos num mundo que respeite o pluralismo e a diversidade cultural? Que valores devemos promover para garantir a igualdade, o respeito e a inclusão e, simultaneamente, combater a discriminação, o racismo e a xenofobia? Quais os desafios e as oportunidades de viver numa sociedade globalizada?
Jovens de idades compreendidas entre os 12 e os 19 anos de idade.
[Escalão A - Grupo etário 12-15; Escalão B - Grupo etário 16-19].
Os trabalhos são submetidos pelo concorrente ou pelo professor bibliotecário, através do preenchimento do formulário de submissão.