Edição 2021 Edição 2022 Edição 2023

Foram recebidos 212 trabalhos, 39 na categoria 1.º/ 2.º ciclos do ensino básico e 173 na categoria 3.º ciclo/ secundário.
O tema a minha experiência com os media em tempo de pandemia proporcionou formas de expressão e de abordagem muito diversificadas. Destaca-se a subida do número de podcasts em relação aos anos anteriores, sinal da valorização que este formato tem conhecido dentro e fora da escola. Destaca-se igualmente o surgimento, através de estudantes de cursos profissionais e artísticos, de uma linha de trabalhos revelando grande domínio da linguagem audiovisual, uma vertente mais experimental e mensagens de cariz mais metafórico, poético ou mesmo filosófico. Diversamente destes, a maioria dos trabalhos situou-se numa linha mais realista, mas com trabalhos não menos interessantes, pela forma criativa como testemunham a relação vivida com os media e o toque de humor que alguns apresentam.


Categoria 1.º/ 2.º ciclos

Não foram atribuídos prémios, de acordo com o art.º 7.º do regulamento (ponto 5)

Menção Honrosa


Categoria 3.º ciclo/ secundário

 

Os trabalhos distinguidos encontram-se publicados no canal Youtube do concurso .

Objetivo 
Incentivar o uso crítico, responsável e criativo dos media, como instrumentos de cidadania e de liberdade de expressão.

Descrição
Concurso de trabalhos vídeo e podcast, aberto a alunos de escolas públicas, privadas, profissionais e ainda de escolas portuguesas no estrangeiro ou que integram a rede de ensino de português no estrangeiro. Anualmente é publicado um regulamento onde constam os temas e prémios de cada edição, assim como as especificações que os trabalhos devem seguir.

Destinatários
Alunos do ensino básico, secundário e profissional

Data de início
2017

Parceiros
Comissão Nacional da Unesco (CNU), Direção-Geral da Educação (DGE), Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027), Secretaria Geral da Presidência de Conselho de Ministros (SGPCM), Plano Nacional de Cinema (PNC) e Centro Nacional de Cibersegurança.
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard