Edição 2021 Edição 2022 Edição 2023

Entrega de Prémios e Menções Honrosas 

[03.07.2023]

Vai decorrer no próximo dia 5 de julho, na Escola Secundária Dr. Mário Sacramento, em Aveiro, a partir das 15h00,  a entrega de Prémios e Menções Honrosas aos distinguidos no Concurso Media@ção, edição de 2023.

A sessão é organizada pela Rede de Bibliotecas Escolares em parceria com a Escola Secundária Dr. Mário Sacramento e as demais entidades promotoras do concurso. Conta também com o apoio do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, Porto, para a interpretação e tradução de Língua Gestual Portuguesa.

Programa

Entrega de prémios e menções (Programa)

15h00 – Abertura

Escola Secundária Mário Sacramento

Secretaria-Geral da Presidência de Conselho de Ministros

Rede de Bibliotecas Escolares

15h10 – O cinema de animação foi à escola

Paulo Fernandes

15h40 – À conversa com os laureados

Menções honrosas

Prémios

16h55 – Encerramento

Plano Nacional de Leitura 2027 e Direção-Geral da Educação

Apresentação e moderação: Comissão Nacional da Unesco, Direção-Geral da Educação, Plano Nacional de Cinema e Plano Nacional de Leitura 2027.

Interpretação e tradução de Língua Gestual Portuguesa: equipa do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, Porto.

Organização: Rede de Bibliotecas Escolares em parceria com a Escola Secundária Dr. Mário Sacramento e as demais entidades promotoras do concurso

 

 

 


Trabalhos premiados

[20.05.2023]

Os trabalhos distinguidos estão já todos publicados no canal Youtube do concurso.

A entrega dos prémios decorrerá presencialmente, no início do próximo mês de julho, em dia e local a comunicar oportunamente.


Resultados

[05.05.2023]

Agradecendo a todos os alunos e professores participantes em mais uma edição deste concurso, damos conta dos trabalhos distinguidos.

Na categoria 1.º/ 2.º ciclos do ensino básico, o júri atribui apenas um Prémio e uma Menção Honrosa, o que não será estranho ao facto de o número de trabalhos recebidos nesta categoria ser muito inferior ao número de trabalhos apresentados na categoria do 3.º ciclo do ensino básico/ ensino secundário. 

Nesta categoria, não obstante a quantidade de trabalhos ser inferior à das edições anteriores, foi recebido um conjunto com manifesta qualidade a vários níveis, pelo que foram atribuídos os dois Prémios previstos e três Menções Honrosas.

O tema a concurso, Media e democracia, prestava-se a múltiplas e distintas abordagens. Alguns concorrentes optaram por conferir aos seus trabalhos uma vertente mais documental e pedagógica; outros preferiram explorar caminhos mais experimentais e metafóricos. Uns e outros demonstram a imaginação, a riqueza e a diversidade que resultam do trabalho de alunos e professores quando lhes é dada a oportunidade de criar.

Categoria 1.º/ 2.º ciclos

1.º Prémio

Os meus avós vêm à escola [podcast]
   Escola Básica de Alvarenga, Agrupamento de Escolas de Arouca

Menção Honrosa

O rapto falso [vídeo]
   Escola Básica de Jovim e Foz do Sousa, Agrupamento de Escolas n.º 1 de Gondomar

Categoria 3.º ciclo/ secundário

1.º Prémio

O jogo da imagem [vídeo]
   Escola Básica de Argoncilhe, Agrupamento de Escolas de Argoncilhe

2.º Prémio

Ilusão da Internet [vídeo]
   Escola Secundária du Bocage, Setúbal

Menções Honrosas

Come true [animação]
   Escola Secundária du Bocage, Setúbal

Emoções (des)virtuais  [vídeo]
   Escola Secundária de Esmoriz, Agrupamento de Escolas de Esmoriz, Ovar Norte

Nem tudo o que vem à rede…[vídeo]
   Escola Secundária Alexandre Herculano, Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, Porto

Os trabalhos distinguidos serão publicados no canal Youtube do concurso à medida que forem recebidas as declarações de consentimento informado.

A entrega dos prémios decorrerá presencialmente, no início do próximo mês de julho, em dia e local a comunicar oportunamente.

 

Alguns números da edição 2022-2023

Foram recebidos 50 trabalhos, distribuídos pelas seguintes categorias e formatos:

Categorias

Formatos

 


Vídeo de apresentação

[19.01.2023]

O Concurso Media@ção, edição de 2022-23, lança um vídeo de apresentação, convidando as bibliotecas escolares, os alunos e os professores à participação.

Os trabalhos devem ser submetidos pelo professor bibliotecário ou pelo professor orientador até ao dia  31 de março.

Para mais informações sugerimos a consulta do regulamento do concurso e do respetivo canal no Youtube.


Lançamento da edição 2022-2023

[21.10.2022]

A partir de hoje está aberta a edição do Concurso Media@ção 2023. São globalmente mantidas as normas de candidatura das edições anteriores, com exceção do tema escolhido para os trabalhos deste ano letivo: Media e democracia

À medida que movimentos, partidos e dirigentes autoritários se têm afirmado nos parlamentos de diferentes países, e que assistimos à divisão de cidadãos em grupos fechados, cada um enquistado nas suas opiniões, tem ganho relevo a necessidade de refletirmos sobre o que contribui, ou não, para o desenvolvimento das instituições e da vida democráticas. A relação da democracia com os diferentes meios de informação e comunicação é uma das dimensões centrais dessa reflexão, a qual, por sua vez, engloba múltiplos vértices: o da informação e da "desinformação"; o papel das redes sociais versus o dos meios de comunicação profissionais; o da liberdade versus a censura dos meios de comunicação; o da liberdade de expressão, e outros.

O prazo limite para envio dos trabalhos é o dia 31 de março de 2023, não sendo necessária pré-inscrição.

Lembramos a conveniência de consulta dos tutoriais incluídos em A linguagem audiovisual e em Vídeos de apoio, assim como dos trabalhos distinguidos em anos anteriores e disponíveis no canal YouTube do concurso.

Qualquer informação para além de todas as que constam no Regulamento, deve ser solicitada através do e-mail: media@mail-rbe.org

Objetivo 
Incentivar o uso crítico, responsável e criativo dos media, como instrumentos de cidadania e de liberdade de expressão.

Descrição
Concurso de trabalhos vídeo e podcast, aberto a alunos de escolas públicas, privadas, profissionais e ainda de escolas portuguesas no estrangeiro ou que integram a rede de ensino de português no estrangeiro. Anualmente é publicado um regulamento onde constam os temas e prémios de cada edição, assim como as especificações que os trabalhos devem seguir.

Destinatários
Alunos do ensino básico, secundário e profissional

Data de início
2017

Parceiros
Comissão Nacional da Unesco (CNU), Direção-Geral da Educação (DGE), Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027), Secretaria Geral da Presidência de Conselho de Ministros (SGPCM), Plano Nacional de Cinema (PNC) e Centro Nacional de Cibersegurança(CNCS).
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard