Edição 2021 Edição 2022 Edição 2023

Resultados 2022

[30.05.2022]

Foram recebidos 127 trabalhos, distribuídos pelas seguintes categorias e formatos:

Categorias

Formatos

 


Prémios

Em função dos critérios estabelecidos, o júri decidiu atribuir os seguintes prémios e menções honrosas:

Categoria 1.º/ 2.º ciclos


Categoria 3.º ciclo/ secundário (incluindo EFA)

 


Categoria cursos profissionais e artísticos na área do audiovisual
De acordo com o art.º 7.º do Regulamento (ponto 5), não foram atribuídos Prémios nesta categoria.

Os trabalhos distinguidos serão publicados no canal Youtube do concurso à medida que forem recebidas as declarações de consentimento informado. 

O Centro de Sensibilização SeguraNet patrocinou algumas das ofertas correspondentes às Menções Honrosas.


Apresentação vídeo da edição 2022

[02.11.2021]

Lançamento da edição 2021-2022

[29.09.2021]

Lança-se mais uma edição do concurso Media@ção que, este ano, coloca à escolha dos concorrentes a abordagem de um dos três temas: relacionar os media com a liberdade de expressão; com a participação em termos de cidadania, na escola e/ou comunidade; pensar a relação entre diferentes media. Mais uma vez, partindo da vivência e dos usos e práticas mediáticas individuais.

O atual Regulamento salienta o facto de os alunos dos cursos EFA também concorrerem na categoria 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, o que não era explícito nos anteriores. Estabelece, ainda, uma terceira categoria de trabalhos a concurso na qual serão agrupados, exclusivamente, os da autoria de alunos de cursos artísticos e especializados na área do audiovisual. Faz igualmente referência à desvalorização de trabalhos tipo Powerpoint animado ou construídos a partir de programas de animação automática. 

Abrangendo o público estudantil desde o ensino básico ao ensino secundário, escolas públicas, privadas e profissionais e, ainda, escolas portuguesas ou de ensino do português no estrangeiro, o concurso Media@ção destina-se a todos os alunos que queiram refletir sobre a sua experiência de uso dos media e dar expressão à sua criatividade através de um vídeo, um podcast ou uma animação 2D, 3D ou stop motion!
A data limite para entrega dos trabalhos é o dia 5 de abril de 2022, não sendo necessária inscrição prévia.

Continuam disponíveis no canal You Tube do concurso, um conjunto de tutoriais vídeo sob o título A linguagem audiovisual.

Documentos

Objetivo 
Incentivar o uso crítico, responsável e criativo dos media, como instrumentos de cidadania e de liberdade de expressão.

Descrição
Concurso de trabalhos vídeo e podcast, aberto a alunos de escolas públicas, privadas, profissionais e ainda de escolas portuguesas no estrangeiro ou que integram a rede de ensino de português no estrangeiro. Anualmente é publicado um regulamento onde constam os temas e prémios de cada edição, assim como as especificações que os trabalhos devem seguir.

Destinatários
Alunos do ensino básico, secundário e profissional

Data de início
2017

Parceiros
Comissão Nacional da Unesco (CNU), Direção-Geral da Educação (DGE), Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027), Secretaria Geral da Presidência de Conselho de Ministros (SGPCM), Plano Nacional de Cinema (PNC) e Centro Nacional de Cibersegurança.
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard