Suporte > Formação

Princípios gerais

A formação é uma questão central em qualquer instituição que deseje a eficácia dos seus recursos humanos e que pretenda elevar a qualidade dos serviços que presta. No contexto da atual Sociedade de Informação, em que a biblioteca escolar deve procurar acompanhar a mudança que se verifica no modo de aceder à informação e de produzir conhecimento, a formação contínua e especializada dirigida aos profissionais das bibliotecas é, cada vez mais, fator de melhoria dos seus serviços.

A gestão das bibliotecas escolares está a cargo de professores bibliotecários, cujo perfil e competências estão definidos na legislação vigente. Sendo assim, a atualização e aprofundamento de conhecimentos e o desenvolvimento de novas competências na área da comunicação educacional e gestão da informação são fundamentais para que os professores bibliotecários possam desenhar estratégias e políticas de organização e gestão, de modo a perspetivar a biblioteca como uma estrutura nuclear na escola, capaz de apoiar a produção de conhecimento, o currículo e as atividades livres.

Ao longo do tempo, a RBE tem promovido a realização de ações de formação, em áreas tão diversas como a Missão e Objetivos da Biblioteca Escolar (BE), a Organização e Gestão da BE, a Gestão de Coleções, a Promoção das Literacias, a Avaliação da BE e a Web 2.0, sempre enquadrada na legislação em vigor.

Para além disso, organiza ações de formação de formadores em bibliotecas escolares e tem vindo a estabelecer parcerias com outras entidades e instituições, de modo a alargar a oferta formativa e as oportunidades de formação, seja formal ou informal. De acordo com as necessidades detetadas e em conformidade com o referencial de formação e com o regime jurídico da formação contínua, a RBE entende ser essencial continuar a propor planos de formação, com ações dirigidas quer aos professores bibliotecários, quer aos assistentes operacionais que exercem funções nas bibliotecas escolares.

Os Centros de Formação de Associação de Escolas e várias Instituições de Ensino Superior também realizam, regularmente, ações de formação e cursos de especialização que permitem aos PB melhorar a sua prática profissional.

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