Num momento em que as exigências de uma sociedade em constante mutação criam desafios às escolas e, consequentemente, às bibliotecas escolares, torna-se imprescindível definir claramente as funções, as competências e a formação necessárias aos assistentes de biblioteca, tal como é recomendado em documentos internacionais de referência.
Ao lado, disponibiliza-se um documento orientador que visa, por um lado, fornecer apoio a diretores e responsáveis autárquicos no recrutamento/ seleção de assistentes de bibliotecas e, por outro, clarificar o seu papel, enquanto elementos da equipa educativa das bibliotecas escolares.
O assistente de biblioteca integra a equipa da biblioteca escolar, como elemento não docente, que, em permanência, assegura a abertura do espaço e o normal funcionamento desta estrutura.
As funções de assistente de biblioteca são desempenhadas por profissionais integrados na carreira de assistentes operacionais ou de assistentes técnicos, respeitando as particularidades de cada carreira.
Dada a especificidade das suas tarefas, formação e competências, é desejável que o assistente exerça as suas funções por um período de tempo alargado.
De acordo com a tipologia e dimensão das escolas com biblioteca escolar, recomenda-se a afetação de 1 ou 2 assistentes em cada biblioteca de 2.º e 3.º Ciclo e Ensino Secundário. Relativamente às escolas do 1.º Ciclo, com ou sem ensino pré-escolar, o número de assistentes a afetar deve ser equacionado de acordo com o número de alunos da(s) escola(s). Nas escolas de menor dimensão, o mesmo assistente pode assegurar o funcionamento de mais do que uma biblioteca.