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Formação especializada na área de comunicação educacional e gestão da informação

O Despacho conjunto nº 198/99, de 3 de Março(linkar), dos Gabinetes dos Secretários de Estado da Administração Educativa e da Educação e Inovação define o perfil de competências dos titulares de cursos de formação especializada na área de comunicação educacional e gestão da informação.

  1. Objectivos - visa qualificar para o exercício de funções na área da comunicação educacional e da gestão da informação, designadamente no âmbito da gestão de centros de recursos educativos.
  2. Competências a desenvolver
    1. Competências de análise crítica:
            • Interpretar a escola e a organização escolar à luz dos contributos teóricos das ciências da educação, designadamente nos domínios da sociologia da educação e da escola, da educação intercultural, da teoria curricular e dos que perspectivam a biblioteca/centro de recursos e as suas funções pedagógicas no contexto do projecto educativo da escola;
            • Fundamentar o processo de tomada de decisão em procedimentos de investigação e de inovação educacional.
    2. Competências de intervenção:
      • Organizar a informação disponibilizada por meios de comunicação social e por redes electrónicas de informação;
      • Conceber uma estratégia de aquisições do fundo documental e de equipamentos e coordenar a sua execução;
      • Organizar os recursos de informação, de acordo com os critérios técnicos da biblioteconomia, aplicando princípios e procedimentos técnicos das ciências documentais e das ciências da comunicação;
      • Proporcionar a existência de fundos documentais diversificados, assegurando a unicidade do seu tratamento;
      • Facilitar o acesso directo, a autonomia do utilizador e as actividades de pesquisa;
      • Estruturar o funcionamento de dispositivos de utilização e de produção multimédia;
      • Dinamizar uma política de construção e valorização de um fundo documental local;
      • Promover a produção e divulgação da informação, assegurando o envolvimento de alunos, professores e de outros agentes da comunidade educativa;
      • Conceber e dinamizar uma política global de animação pedagógica da biblioteca/centro de recursos educativos;
      • Conceber e dinamizar actividades de educação para os media;
      • Dinamizar actividades que promovam o acesso de professores, de alunos e de outros agentes da comunidade educativa à informação e à produção documental em diferentes suportes;
      • Participar na concepção e dinamização de actividades de produção documental em diferentes suportes, designadamente através da produção de rádio ou jornal de escola, páginas em rede, videogramas, boletins de difusão de informação e sínteses bibliográficas;
      • Activar a ligação da escola com a rede de leitura pública.
    3. Competências de formação, de supervisão e de avaliação:
      • Conceber e realizar actividades formativas tendo em vista enriquecer o repertório pedagógico-didáctico de cada professor;
      • Colaborar na planificação das actividades curriculares e dos projectos de desenvolvimento educativo da comunidade, assegurando uma adequada utilização dos recursos disponíveis;
      • Acompanhar as equipas educativas envolvidas nas actividades dos centros de recursos;
      • Avaliar os efeitos das actividades desenvolvidas no seu contributo para o desenvolvimento da qualidade da acção educativa.
    4. Competências de consultoria:
      • Assessorar os órgãos de administração e gestão da escola para viabilizar as funções do centro de recursos, no âmbito curricular, na ocupação de tempos livres e noutros aspectos do desenvolvimento do projecto educativo;
      • Assessorar os órgãos de administração e gestão das escolas e os centros de formação das associações de escolas no âmbito da gestão da informação.
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