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Fases do processo

  1. O(A) voluntário(a) inscreve-se no programa (Formulário de inscrição)
  2. A RBE procura uma biblioteca escolar, respeitando as indicações do voluntário(a);
  3. A direção da escola analisa a proposta do professor bibliotecário, após entrevista, e aceita o voluntário(a), aderindo ao programa;
  4. O(a) voluntário(a) é colocado(a) na escola.

Nota: A aceitação do Voluntário é sempre da responsabilidade da direção do agrupamento/ escola não agrupada.

Quem pode ser voluntário

Pessoas maiores de 18 anos, com perfil para acompanhar uma criança ou jovem na leitura, estimulando o seu gosto, compreensão e fluência. É importante que:

Organizar voluntariado de leitura: o que se espera da escola

A implementação do projeto Voluntários de Leitura exige da escola um compromisso partilhado que garanta boas condições para que o aluno ganhe segurança e ritmo na leitura, valorizando o contributo de cada voluntário.

Pontos-chave para uma ação com impacto:

O papel do professor bibliotecário no voluntariado de leitura

O contributo do professor bibliotecário é essencial para dar consistência ao programa, criar boas condições de leitura e fortalecer a ligação entre alunos, livros e voluntários.

Com um planeamento cuidado e presença atenta, é possível tornar a leitura a par uma prática regular, articulada e com impacto real no desenvolvimento dos alunos.

Algumas ideias-chave:

O papel dos voluntários de leitura nas escolas e nas bibliotecas

Os voluntários de leitura têm um papel único: criar tempo e espaço para que cada aluno possa ler com mais confiança, compreender melhor e descobrir o prazer de ler.

O seu contributo deve centrar-se, sempre que possível, em sessões de leitura a par, especialmente no 1.º ciclo, onde o apoio individualizado tem maior impacto. Trata-se de uma prática próxima, que valoriza a escuta, o ritmo de cada aluno e promove, de forma natural, a sua relação com os livros.

O que torna este papel tão relevante?

Atividades a priorizar:

A distribuição das tarefas deve ter sempre em conta o perfil e a disponibilidade de cada voluntário, procurando valorizar diferentes formas de participação, seja no contacto direto com os alunos, seja no apoio à organização das atividades da biblioteca.

Estas ações podem decorrer na biblioteca ou noutros espaços tranquilos da escola, sempre que favoreçam a concentração, a escuta e a relação entre o voluntário e os alunos.

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