| Como funciona | Sugestões (PB) | Sugestões (VL) | Vídeos de apoio | Testemunhos | Encontros |
As inscrições para o projeto Voluntários de Leitura encontram-se encerradas para este ano letivo.
Agradecemos muito a todos os que se inscreveram e quiseram fazer parte desta iniciativa. É graças a essa disponibilidade que o projeto ganha vida.
Voltaremos a abrir inscrições em setembro. Esperamos por si! Contamos com todos!
Este projeto decorre nas escolas, em horário curricular, em estreita articulação com os docentes titulares de turma, professores bibliotecários e, naturalmente, com os livros, companheiros indispensáveis neste caminho.
Se aprecia a leitura e deseja partilhar esse gosto, participe. Com a sua colaboração, cada sessão de leitura pode abrir novas portas e fazer a diferença no percurso dos alunos envolvidos.
Inscreva-se como Voluntário de Leitura através deste formulário.
Já está disponível a gravação deste encontro para quem não teve oportunidade de estar presente ou para quem pretenda rever.
[13.11.2024]A Rede de Bibliotecas Escolares e o Banco de Portugal promovem, no próximo dia 20 de novembro, entre as 17:00h e as 18:00h, um encontro online para todos os voluntários de leitura e professores bibliotecários.
Reconhecendo a importância deste projeto no apoio ao desenvolvimento das competências leitoras de crianças e jovens, pretende-se fortalecer a comunidade de voluntários de leitura que colaboram com as escolas e ajudar todos os intervenientes a superar alguns dos desafios que encontram na sua ação.
Se é voluntário de leitura, participe!
Se é professor bibliotecário e tem voluntários no seu agrupamento/ escola, participe também!
Neste início de ano letivo, a Rede de Bibliotecas Escolares chama à ação todos os que estejam disponíveis para acompanhar alunos que enfrentam dificuldades na aquisição da leitura.
É um projeto que se desenvolve nas escolas, em horário curricular, em articulação com docentes, professores bibliotecários, alunos e com livros, muitos livros!
Venha fazer a diferença no percurso dos nossos alunos!
Inscreva-se como Voluntário!
O programa Voluntários de Leitura conta já com cerca de 200 voluntários, presenciais e online, cuja ação, não só fortalece as competências leitoras dos alunos, como também aumenta a sua predisposição para aprender, contribuindo assim para um percurso escolar mais sólido e duradouro.
Com o objetivo de discutir estratégias para fortalecer e expandir o alcance deste importante programa e fomentar a partilha de vivências, desafios e sucessos de voluntários de leitura, a Rede de Bibliotecas Escolares, com a colaboração do Banco de Portugal, irá realizar o Encontro Nacional Voluntários de Leitura, que decorrerá no dia 21 de maio de 2024, no Museu do Dinheiro, em Lisboa, das 14h00 às 17h00.
Devido à lotação do espaço, é solicitada a inscrição prévia até ao dia 19 de maio, às 18h00.
Com o objetivo de criar e desenvolver uma Rede Nacional de Voluntariado de Leitura, a Rede de Bibliotecas Escolares relança o programa Voluntários de Leitura.
Este programa destina-se a apoiar o trabalho dos docentes, professores bibliotecários e alunos.
As inscrições para voluntários já se encontram abertas. Participe. Há sempre uma criança ou um jovem à sua espera.
No âmbito do seu programa de Voluntariado, o Banco de Portugal associa-se à RBE, desenvolvendo sessões de leitura online em escolas das Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto. Os voluntários são funcionários (ou familiares) do Banco que, semanalmente, leem com um ou mais alunos, utilizando livros digitais.
Este programa abre agora as portas a escolas de outras regiões do país que pretendam implementar sessões de leitura a distância, de acordo com a disponibilidade dos voluntários.
Mais informações sobre o voluntariado de Leitura do Banco de Portugal podem ser pedidas através do endereço eletrónico voluntarios.leitura@mail-rbe.org .