Transformar a Educação: Das ideias à ação!
Na segunda edição da iniciativa, Transformar a Educação o foco é a mobilização dos jovens, para traduzir as ideias propostas na primeira edição em ações no terreno, daí o complemento: das Ideias às Ações!
Partilha de Resultados e de Experiências: Sessões online com alunos
[31.05.2024]
Divulga-se abaixo o cronograma das segundas sessões online previstas no âmbito desta iniciativa.
A hiperligação para a videochamada será divulgada nesta página no dia da sessão.
5 de junho, 10:00 – 11:30H | Tema: Educação inclusiva | 22 alunos
Ligação: https://meet.google.com/imf-uhpu-ruj
-
- Alcobaça, AE S. Martinho do Porto, 3.º ciclo e Ensino Secundário
- Lamego, AE Latino Coelho, 3.º Ciclo e Ensino Secundário
- Murtosa, AE Murtosa, Ensino Secundário
- Odivelas, AE de Caneças, 3.º Ciclo
- Santa Comba Dão, AE Santa Comba Dão, Ensino Secundário
- Vila Real, ES São Pedro, Ensino Secundário
- Águeda, ES Adolfo Portela, Ensino Secundário
- Arouca, AE de Arouca, 3.º Ciclo e Ensino Secundário
- Estarreja, AE Estarreja, Ensino Secundário
- Lisboa, AE Nuno Gonçalves, 3.º Ciclo e Ensino Secundário - Escola Secundária Dona Luísa de Gusmão
- Sintra, AE D. João II de Sintra, 3.º Ciclo e Ensino Secundário
- Vila Real, ES Camilo Castelo Branco, 3.º Ciclo e Ensino Secundário
5 de junho, 11:30 – 13:00H | 24 alunos
Ligação: https://meet.google.com/ncr-mygg-zys
Tema: Educação Ecológica | 7 alunos
-
- Elvas, AE n.º 2 de Elvas, 3.º Ciclo
- Lamego, AE Latino Coelho, 3.º Ciclo e Ensino Secundário
- Portimão, AE Bemposta, 3.º Ciclo e Ensino Secundário
- Santa Comba Dão, AE Santa Comba Dão, Ensino Secundário
- Setúbal, AE Lima Freitas, 3.º Ciclo e Ensino Secundário
Tema: Aprendizagem digital | 9 alunos
-
- Cascais, AE Parede, 3.º ciclo e Ensino Secundário
- Elvas, AE n.º 2 de Elvas, 3.º Ciclo
- Marinha Grande, AE Marinha Grande Nascente, 3.º Ciclo e Ensino Secundário
- Oliveira de Azeméis, AE Dr. Ferreira da Silva, 3.º Ciclo
- Santa Comba Dão, AE Sta. Comba Dão, Ensino Secundário
Tema: Igualdade de género | 8 alunos
-
- Baião, AE Vale de Ovil, 3.º Ciclo e Ensino Secundário
- Oliveira de Azeméis, AE Dr. Ferreira da Silva, 3.º Ciclo
- Santa Comba Dão, AE de Santa Comba Dão, Ensino Secundário
- Sesimbra, AE da Boa Água, 3.º Ciclo
- Santo Tirso, EB Ponte
6 de junho, 11:30 – 13:00H |18 alunos
Ligação: https://meet.google.com/mte-eviw-iye
Tema: Educação Ecológica | 4 alunos
-
- Gondomar, AE Pedrouços, Pré-escolar e 1.º ciclo
- Sintra, AE D. João II de Sintra, 2.º ciclo
Tema: Igualdade de género | 4 alunos
-
- Sesimbra, AE da Boa Água, 1.º e 2.º Ciclos
- Torres Vedras, AE Henriques Nogueira, 1.º Ciclo
Tema: Aprendizagem digital | 4 alunos
-
- Gondomar, AE de Pedrouços, 1.º Ciclo - EB Boucinha
- Sesimbra, AE da Boa Água, 1.º e 2.º Ciclos
Tema: Educação inclusiva | 6 alunos
-
- Alcobaça, AE S. Martinho do Porto, 2.º Ciclo.
- Sesimbra, AE da Boa Água, 2.º Ciclo
- Chaves, AE Dr. Júlio Martins, 2.º ciclo
Cronograma de Discussões Temáticas
[16.02.2024]
- Divulga-se abaixo o cronograma de sessões temáticas com alunos das escolas inscritas.
- As sessões estão organizadas por iniciativas globais e níveis de ensino.
- Em cada sessão, cada escola poderá participar com dois alunos por iniciativa global.
- O acesso far-se-á a partir da hiperligação que será publicada nesta página, no dia da sessão.
1. Educação Ecológica
-
- Barreiro, AE Santo André, Ensino Secundário
- Cascais, AE Parede, 3.º Ciclo e Ensino Secundário
- Elvas, AE n.º 2 de Elvas, 3.º Ciclo
- Lamego, AE Latino Coelho, 3.º Ciclo e Ensino Secundário
- Portimão, AE Bemposta, 3.º Ciclo e Ensino Secundário
- Santa Comba Dão, AE Santa Comba Dão, Ensino Secundário
- Setúbal, AE Lima Freitas, 3.º Ciclo e Ensino Secundário
- Valongo, AE S. Lourenço, 3.º Ciclo
2. Aprendizagem digital
-
- Barreiro, AE de Santo André, Ensino Secundário
- Cascais, AE Parede, 3.º ciclo e Ensino Secundário
- Elvas, AE n.º 2 de Elvas, 3.º Ciclo
- Marinha Grande, AE Marinha Grande Nascente, 3.º Ciclo e Ensino Secundário
- Oliveira de Azeméis, AE Dr. Ferreira da Silva, 3.º Ciclo
- Santa Comba Dão, AE Sta. Comba Dão, Ensino Secundário
- Sesimbra, AE da Boa Água, 3.º Ciclo
3. Igualdade de género
-
- Baião, AE Vale de Ovil, 3.º Ciclo e Ensino Secundário
- Barreiro, AE de Santo André, Ensino Secundário
- Oliveira de Azeméis, AE Dr. Ferreira da Silva, 3.º Ciclo
- Santa Comba Dão, AE de Santa Comba Dão, Ensino Secundário
- Sesimbra, AE da Boa Água, 3.º Ciclo
4. Educação inclusiva (sessão 1)
-
- Alcobaça, AE S. Martinho do Porto, 3.º ciclo e Ensino Secundário
- Lamego, AE Latino Coelho, 3.º Ciclo e Ensino Secundário
- Murtosa, AE Murtosa, Ensino Secundário
- Santa Comba Dão, AE Santa Comba Dão, Ensino Secundário
- Vila Real, ES São Pedro, Ensino Secundário
4. Educação inclusiva (sessão 2)
-
- Águeda, ES Adolfo Portela, Ensino Secundário
- Arouca, AE de Arouca, 3.º Ciclo e Ensino Secundário
- Estarreja, AE Estarreja, Ensino Secundário
- Lisboa, AE Nuno Gonçalves, 3.º Ciclo e Ensino Secundário
- Sintra, AE D. João II de Sintra, 3.º Ciclo e Ensino Secundário
- Vila Real, ES Camilo Castelo Branco, 3.º Ciclo e Ensino Secundário
- Santo Tirso, EB da Ponte
1. Educação Ecológica | 3. Igualdade de género
1. Educação Ecológica
-
- Gondomar, AE Pedrouços, Pré-escolar e 1.º ciclo
- Sintra, AE D. João II de Sintra, 2.º ciclo
- Valongo, AE S. Lourenço, 2.º Ciclo
3. Igualdade de género
-
- Sesimbra, AE da Boa Água, 1.º e 2.º Ciclos
- Torres Vedras, AE Henriques Nogueira, 1.º Ciclo
2. Aprendizagem digital | 4. Educação inclusiva
2. Aprendizagem digital
-
- Gondomar, AE de Pedrouços, 1.º Ciclo
- Sesimbra, AE da Boa Água, 1.º e 2.º Ciclos
4. Educação inclusiva
-
- Alcobaça, AE S. Martinho do Porto, 2.º Ciclo.
- Elvas, AE n.º 2 Elvas, 1.º Ciclo
- Sesimbra, AE da Boa Água, 2.º Ciclo
- Chaves, AE Dr. Júlio Martins, 2.º ciclo
Atualização do cronograma
[10.01.2024]
-
-
- 26/10 - Lançamento da iniciativa
- 26/10 – 30/01 – Sessões de reflexão e discussão nas escolas
- 26/10 – 30/01 - Manifestação do interesse em participar
- 26/02 - 01/03 - Sessões à distância dinamizadas pela RBE
- 02/01 – 27/05 – Implementação da(s) açõe(s)
- 27/05 – 06/06 – Sessões à distância para partilha de experiências
- 15/06 – Submissão dos relatos das ações
- A definir - Sessão presencial final.
Lançamento da edição 2023-2024
[02.11.2023]
Enquadramento
Na segunda edição da iniciativa, Transformar a Educação o foco é a mobilização dos jovens, para traduzir as ideias propostas na primeira edição em ações no terreno, daí o complemento: das Ideias às Ações!
Apela-se à ação no âmbito das prioridades temáticas ou Iniciativas Globais resultantes da Cimeira Transformar a Educação (TES):
- Parceria para uma Educação Ecológica – transformar a educação para responder à crise climática e ambiental global;
- Garantir e melhorar a qualidade da aprendizagem digital para todos – tornar o ensino e a aprendizagem digitais mais acessível a todos;
- Igualdade de género e empoderamento de raparigas e mulheres em/através da educação;
- Educação de qualidade, equitativa e inclusiva e aprendizagem ao longo da vida.
Objetivos
- Provocar a reflexão/ discussão de ideias para transformar a educação.
- Definir/ Selecionar ações (uma ou mais) prioritárias para transformar a educação.
- Conceber/ Executar um plano simples para pôr em prática esta(s) ação(ões).
Destinatários
Todas as crianças e jovens, desde a educação pré-escolar ao ensino secundário.
Ação/ mobilização
Em cada agrupamento de escolas escola não agrupada, a partir da biblioteca escolar, são desencadeadas sessões de reflexão e discussão - que devem envolver o maior número possível de alunos - e definidas ações para pôr em prática as ideias apresentadas, de modo a transformar, localmente, a escola/ educação.
Sugere-se que, para cada ação a empreender na escola, seja elaborado pelos alunos um plano simples, no qual indiquem o necessário para concretizarem a ação definida, incluindo parceiros (autarquia, ONG, empresas…), para que a ação tenha continuidade no futuro.
Propostas de atividades
A Rede de Bibliotecas Escolares reuniu em Transformar a Educação: dá voz às tuas ideias! Recomendações para melhorar a escola propostas apresentadas pelos alunos, durante o ano letivo 2022-2023, que podem ajudar à discussão e à seleção da(s) ação(ões) a desenvolver durante este ano letivo.
Processo
Cada agrupamento de escolas/ escola não agrupada interessado em participar:
- Realiza sessões de reflexão/ discussão com base em Transformar a educação: dá voz às tuas ideias! Recomendações para melhorar a escola, que reúne as propostas apresentadas pelos alunos, durante o ano letivo 2022/2023;
- Define uma prioridade temática ou iniciativa global, no âmbito da qual concretizará uma ou mais ações durante este ano letivo. Sugere-se que para cada ação haja um grupo de trabalho e relator;
- Elege um aluno coordenador por cada prioridade temática trabalhada, a quem competirá representar a escola publicamente;
- Manifesta o seu interesse em participar, indicando a(s) ação(ões) a desenvolver e o(s) respetivo(s) aluno(s) coordenador(s) e prioridade(s) temática(s) no formulário disponibilizado pela RBE, sendo o(s) professor(es) bibliotecário(s) o(s) responsável(eis) pela sua coordenação e registo;
- Apoia a participação do(s) aluno(s) coordenador(es) em sessões à-distância promovidas pela RBE;
- Implementa a(s) ação(ões);
- Submete informações/documentos, relativas à(s) ação(ões) concretizadas e seu processo (breve descrição, pequeno vídeo ou fotografias);
- Apoia a participação numa sessão de âmbito nacional, caso a escola seja selecionada, para apresentação de ações realizadas e reflexão sobre os seus efeitos e continuidade do processo no futuro.
Cronograma
-
-
- 26/10 - Lançamento da iniciativa
- 26/10 – 19/12 – Sessões de reflexão e discussão nas escolas
- 26/10 – 19/12 - Manifestação do interesse em participar
- 22/01 - 26/01 - Sessões à distância dinamizadas pela RBE
- 02/01 – 29/04 – Implementação da(s) açõe(s)
- 29/04 – 03/06 – Sessões à distância para partilha de experiências
- 15/06 – Submissão dos relatos das ações
- A definir - Sessão presencial final.