Enquadramento Orientações Programas Candidatura

Desde sempre, para além da leitura, literacia indispensável para acesso ao conhecimento, a literacia da informação tem exigido a atenção das bibliotecas, na medida em que é essencial que os seus utilizadores a dominem para verdadeiramente acederem e usarem informação. Com o crescimento da importância dos media, nomeadamente digitais, na vida atual, passou a considerar-se imprescindível, também, a literacia mediática, competências conjuntas a que se tem dado grande destaque quer em Portugal (Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória; Referencial de educação para os media), quer internacionalmente, na União Europeia (Digital Competence Framework for Educators (DigCompEdu); Key competences for lifelong learning), e pela UNESCO (Media and information literate citizens: think critically, click wisely!).

Consciente dessa imprescindibilidade, a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) publicou em 2012, e atualizou em 2017, o Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar onde, a par da leitura, se trabalham as literacias dos media e da informação, assim como, de forma transversal, a literacia digital. Desde então, as bibliotecas têm trabalhado estas áreas e os recursos de apoio têm vindo a desenvolver-se, sendo necessário que este trabalho assuma um caráter mais articulado, abrangente e contínuo, suportado por programas especificamente dedicados.

Desde 2021, a RBE tem considerado prioritária a implementação de programas para o desenvolvimento sistemático e progressivo das literacias dos media e da informação, tendo publicado, em 2022, o Guia Orientador. Aprender com a biblioteca escolar: programa para o desenvolvimento de literacias.

Em 2023, a RBE lançou a candidatura ProLiteracias: Media e Informação com a Biblioteca Escolar, com o objetivo de promover e apoiar a criação e a implementação destes programas pelas escolas, os quais devem mobilizar os conhecimentos e capacidades, atitudes e valores descritos no referencial Aprender com a biblioteca escolar, cruzados com os princípios, valores e competências previstos no Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.

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