Projetos

LIDERA

Enquadramento

Ciclo de oficinas com grupos de reflexão orientada sobre literacia mediática e leitura crítica de conteúdos jornalísticos, em bibliotecas escolares, do ensino superior e municipais, que se reunirão de acordo com um programa e uma calendarização definidos, ao longo de um ano.
Esta iniciativa está alinhada com os objetivos do Plano Nacional de Literacia Mediática.

LIDERA: Ler Informação Diária para Escolher, Refletir e Agir

[26.09.2025]

Objetivo geral

Promover competências de leitura crítica de notícias e de avaliação de conteúdos informativos entre utilizadores de diferentes tipologias de bibliotecas, com vista ao reforço da literacia mediática e digital, da cidadania informada e da resistência à desinformação.

Objetivos específicos

Públicos-alvo

Mediadores:

Destinatários finais:

Operacionalização

1.    Sessões de capacitação para mediadores (online)

2.    Sessões com os destinatários finais

Metodologias

As sessões de reflexão e debate assentam numa abordagem ativa, crítica e colaborativa, combinando momentos de leitura orientada, análise de casos e debate entre pares.

A metodologia será ajustada à tipologia da biblioteca, ao perfil dos participantes e aos contextos locais, mas assenta nos seguintes princípios:

Calendarização

Horário: 16:00h - 18:00h
Datas:

São dinamizadas pelos mediadores, em calendário a definir por cada biblioteca, entre cada sessão de capacitação.

Programa

Monitorização e avaliação

 

Objetivo geral
Promover competências de leitura crítica de notícias e de avaliação de conteúdos informativos entre utilizadores de diferentes tipologias de bibliotecas, com vista ao reforço da literacia mediática e digital, da cidadania informada e da resistência à desinformação.
Descrição
Ciclo de oficinas com grupos de reflexão orientada sobre literacia mediática e leitura crítica de conteúdos jornalísticos, em bibliotecas escolares, do ensino superior e municipais, que se reunirão de acordo com um programa e uma calendarização definidos, ao longo de um ano.
Parceiros
Cátedra UNESCO Comunicação, Literacia Mediática e Cidadania (ESCS-IPL);
Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC);
Rede de Bibliotecas Escolares (RBE)
Início
2025
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard