Ciclo de oficinas com grupos de reflexão orientada sobre literacia mediática e leitura crítica de conteúdos jornalísticos, em bibliotecas escolares, do ensino superior e municipais, que se reunirão de acordo com um programa e uma calendarização definidos, ao longo de um ano. Esta iniciativa está alinhada com os objetivos do Plano Nacional de Literacia Mediática. |
LIDERA: Ler Informação Diária para Escolher, Refletir e Agir
[26.09.2025]
Objetivo geral
Promover competências de leitura crítica de notícias e de avaliação de conteúdos informativos entre utilizadores de diferentes tipologias de bibliotecas, com vista ao reforço da literacia mediática e digital, da cidadania informada e da resistência à desinformação.
Objetivos específicos
- Sensibilizar para os mecanismos de produção e disseminação da desinformação nas redes sociais e outros ambientes digitais;
- Fomentar hábitos de leitura crítica de fontes jornalísticas credíveis e diversificadas;
- Capacitar para a análise crítica de conteúdos noticiosos e para a comparação entre diferentes fontes de informação;
- Desenvolver competências de verificação de factos e avaliação de credibilidade;
- Promover a criação de conteúdos informativos responsáveis, com base em dados e fontes fiáveis;
- Estimular o diálogo e a reflexão crítica sobre o papel dos media na sociedade democrática.
Públicos-alvo
Mediadores:
- Professores bibliotecários
- Bibliotecários do ensino superior
- Bibliotecários de bibliotecas municipais
Destinatários finais:
- Alunos do ensino secundário
- Alunos do ensino superior
- Utilizadores de bibliotecas municipais (famílias, seniores e comunidade geral)
Operacionalização
- Inscrição das bibliotecas a incluir no projeto, com a assunção de um compromisso claro de implementação do programa completo, em todas as suas etapas.
- Organização, ao longo do ano, de momentos de capacitação dos mediadores das bibliotecas seguidos de dinamização de sessões junto dos seus públicos. Este modelo distribui-se por ciclos de ação sucessivos e integrados:
1. Sessões de capacitação para mediadores (online)
-
-
- Decorrem periodicamente ao longo do ano na plataforma Google Meet;
- Destinam-se a profissionais de bibliotecas (escolares, do ensino superior e municipais);
- Visam o aprofundamento dos temas, a experimentação de metodologias e a apropriação de ferramentas práticas;
- Apresentam os recursos relacionados com o tema do mês;
- Antecedem cada bloco de intervenção junto dos utilizadores.
2. Sessões com os destinatários finais
-
-
- São dinamizadas localmente pelos mediadores capacitados;
- Replicam o trabalho realizado nas sessões de capacitação com as necessárias adaptações ao contexto e ao público-alvo da biblioteca;
- Incluem atividades como leitura crítica de conteúdos jornalísticos, exercícios de verificação, debates orientados e produção mediática;
- Promovem a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos e o envolvimento ativo dos utilizadores.
- Reflexão das bibliotecas sobre as atividades realizadas e respetivo registo. Os resultados e boas práticas serão partilhados em rede, fomentando a colaboração, a inspiração mútua e a sustentabilidade do projeto.
Metodologias
As sessões de reflexão e debate assentam numa abordagem ativa, crítica e colaborativa, combinando momentos de leitura orientada, análise de casos e debate entre pares.
A metodologia será ajustada à tipologia da biblioteca, ao perfil dos participantes e aos contextos locais, mas assenta nos seguintes princípios:
- Aprendizagem baseada em problemas: Análise de casos concretos de desinformação; comparação entre conteúdos jornalísticos e outros conteúdos.
- Leitura crítica e guiada de conteúdos mediáticos: Seleção e discussão de conteúdos informativos provenientes de diferentes meios (jornais, redes sociais, plataformas digitais) para exploração em grupo.
- Educação entre pares: Dinâmicas de trabalho colaborativo, com partilha de estratégias e perspetivas.
- Fact-checking e curadoria informativa: Exercícios práticos de verificação de factos e avaliação de fontes de informação.
- Integração digital: Utilização de ferramentas digitais para pesquisa, verificação e criação de conteúdos (ex.: motores de busca, plataformas de fact-checking, editores de imagem/ vídeo/ voz, redes sociais).
Calendarização
- Sessões de capacitação de mediadores
Horário: 16:00h - 18:00h
Datas:
-
-
- Lançamento público: 06/10
- Sessão 1: 13/10
- Sessão 2: 03/11
- Sessão 3: 05/01
- Sessão 4: 02/02
- Sessão 5: 02/03
- Sessão 6: 13/04
- Encerramento: 18/05
- Sessão extraordinária opcional: 28/11 (Congresso Literacia, Media e Cidadania; workshop presencial).
- Sessões com os destinatários finais
São dinamizadas pelos mediadores, em calendário a definir por cada biblioteca, entre cada sessão de capacitação.
Programa
- Sessão 1 (13/10): Introdução ao jornalismo e à leitura de conteúdos jornalísticos. A responsabilidade na informação
- Sessão 2 (03/11): Revista de imprensa: Comparação de fontes de informação e perspetivas
- Sessão extraordinária opcional (28/11): workshop Congresso
- Sessão 3 (05/01): Leituras críticas: jornalismo vs. informação nas redes sociais
- Sessão 4 (02/02): O jornalismo e a inteligência artificial
- Sessão 5 (02/03): Identificação e análise de desinformação
- Sessão 6 (13/04): Reflexão crítica e papel dos media na democracia / 7 Dias com os Média
- Encerramento (18/05)
Monitorização e avaliação
- Questionário inicial e final – Para medir a evolução dos participantes.
- Inquérito pós-projeto – Para monitorizar o alcance do projeto.