Orientações globais

[25.10.2023]

Contextualização

A leitura é uma competência transversal, cujo domínio proporciona o acesso ao saber, a estruturação do pensamento, a melhoria da compreensão e da expressão escrita e oral, constituindo-se também como uma saudável forma de lazer, associada ao desenvolvimento da curiosidade e de uma atitude crítica fundamentada.

As escolas, enquanto instituições corresponsáveis pela educação das crianças e dos jovens, devem assumir a promoção de leitura como uma estratégia central dos seus projetos educativos, materializando-se no desenvolvimento de ações formais e informais que contribuam para a criação do gosto e dos hábitos de leitura e, por conseguinte, para a integração da leitura na vida pessoal e académica de cada um.

A biblioteca escolar, estrutura central na escola, colabora com os docentes das diferentes áreas curriculares e outros agentes, coordenando ações regulares, em contextos e suportes diversos, que permitem a melhoria gradual das competências de literacia da leitura dos alunos, associando-as a diferentes formas de expressão.

Os programas de leitura a elaborar pelas escolas devem considerar os conhecimentos e capacidades, atitudes e valores descritos no referencial  Aprender com a biblioteca escolar,  no domínio da literacia da leitura, cruzando-os com os princípios, valores e competências previstos no Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.

Objetivo

Apoiar o desenvolvimento, em cada agrupamento/ escola não agrupada, de um programa de leitura que conduza, de forma consolidada, ao aumento dos hábitos de leitura e à melhoria das competências de compreensão e expressão nas modalidades oral, escrita e multimodal.

Princípios gerais

Uma escola aLer mais e melhor

Pressupostos metodológicos

Para a concretização do programa aLer mais e melhor, é fundamental que as intervenções pedagógicas a implementar…

Eixos de intervenção

Nas escolas, os programas aLer mais e melhor estruturam-se nos seguintes eixos de intervenção que, não sendo estanques, permitem múltiplas formas de operacionalização:
(veja sugestões):

Monitorização

Sustentabilidade

Para que um programa de leitura seja sustentável e as ações sejam executadas a longo prazo é necessário:

 

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