Eixos de intervenção - sugestões de atividades
Eis algumas sugestões de atividades que poderão contribuir para a concretização dos diferentes eixos de intervenção do programa aLer mais e melhor:
Visibilidade da leitura
- Inserir o programa aLer mais e melhor nos documentos estruturantes do agrupamento/escola.
- Afixar, em diferentes espaços da escola, o lema e o logótipo do programa aLer mais e melhor.
- Expor regularmente, em diferentes locais da escola, materiais diversos relacionados com a leitura (informações/ imagens/ propostas/ desafios…).
- Criar espaços de leitura, em locais diferentes da escola, envolvendo os alunos e/ou os professores.
- Organizar eventos de leitura (rodas de leitura em espaços abertos, flash mobs, leitura em voz alta, feira do livro, troca de livros, concursos… ).
- Divulgar, em diferentes meios (jornal/ rádio escolar, blogue, portal/newsletter da biblioteca, redes sociais…), propostas/ atividades/ desafios/ materiais de leitura.
- ...
Leitura recreativa
- Diversificar a coleção, tendo em conta a aquisição de livros/ revistas/ jornais em diferentes suportes, de acordo com os interesses dos leitores.
- Envolver os alunos em iniciativas lúdico-pedagógicas que impliquem a leitura e a realização de atividades com ela relacionadas.
- Organizar concursos de leitura e de escrita.
- Promover encontros com escritores, ilustradores, contadores de histórias, envolvendo os alunos na sua organização.
- Proporcionar oportunidades de leitura diária, em silêncio, em horário curricular ou extracurricular.
- Sugerir leituras no âmbito do currículo de diferentes disciplinas.
- Incentivar a leitura autónoma e a requisição de livros na biblioteca.
- Organizar mostras de livros: novidades, por tema, por autor…
- …
Leitura orientada
- Divulgar, junto dos docentes, os conjuntos de exemplares múltiplos existentes na biblioteca.
- Elaborar/ implementar roteiros de leitura orientada em sala de aula que contemplem o desenvolvimento de estratégias de compreensão (atividades antes, durante e depois da leitura).
- Proporcionar atividades lúdico-pedagógicas, em pequeno grupo, para superar dificuldades de leitura.
- Realizar círculos de leitura.
- Operacionalizar o desenvolvimento do projeto pessoal de leitura.
- Propor atividades de escrita, em diferentes disciplinas/ áreas disciplinares, associando-as a leituras realizadas.
- Proporcionar oportunidades de reflexão em torno de leituras - tempo para ler e pensar.
- Organizar momentos de treino intencional da fluência leitora com recurso a leitura modelada.
- Promover a participação dos professores em formação específica na área da promoção da leitura e da escrita.
- Organizar um programa de voluntariado de leitura, com o envolvimento de elementos internos ou externos à escola.
- ...
Socialização da leitura
- Dinamizar clubes de leitura e de escrita.
- Divulgar recomendações de leitura de alunos, professores, direção, auxiliares, pais/ encarregados de educação…
- Promover debates sobre livros/ artigos de jornais/ revistas que permitam partilha de opiniões e preferências.
- Organizar uma comunidade de leitura com adultos (pessoal docente, pessoal não docente, encarregados de educação…).
- Promover a partilha regular de leituras na biblioteca e na sala de aula.
- Criar um «consultório» de leitura e de escrita, envolvendo professores e alunos.
- Organizar grupos de embaixadores da leitura.
- Promover a leitura a par/ leituras emparelhadas.
- ...
Envolvimento da família
- Organizar dinâmicas que prevejam a leitura domiciliária em família.
- Convidar pais e outros elementos da comunidade a lerem para os alunos, em momentos previamente acordados.
- Realizar oficinas para famílias sobre a importância da leitura/ formas de ler para as crianças/ mediação de leitura/ seleção de livros.
- Incentivar os pais a frequentar bibliotecas, livrarias e feiras do livro com as crianças.
- Criar desafios de leitura para as famílias.
- Organizar eventos literários dirigidos às famílias.
- Interagir com as famílias, de formas diversificadas, através de meios digitais.
- ...