|
Desenvolvimento Abordagem interativa e criativa ao poema "Descalça vai para a fonte" de Luís de Camões. Em grande grupo:
- Breve contextualização do V Centenário do nascimento de Camões;
- Apresentação de Camões;
- Leitura expressiva pelo professor do poema de Luís de Camões Descalça vai para a fonte.
Momento 1: Leitura A par, os alunos:
- Leem o poema (ver recurso de apoio 1);
- Localizam no poema uma lista de palavras difíceis, fornecida pelo professor; (ver recurso de apoio 1);
- Jogam, em formato interativo ou em papel, Caça às palavras misteriosas (Ver recurso de apoio 2)
- Atualizam o poema (ver recurso de apoio 3);
- Respondem à questão Lianor, Lianor, Quem és tu? (ver recurso de apoio 3);
- Jogam um Quiz sobre a primeira estrofe: Onde vais, Lianor? (Ver recurso de apoio 4);
- Fazem uma chuva de ideias a partir de 2 perguntas e registam as ideias. (ver recurso de apoio 5);
- Jogam O que foste lá fazer? (Ver recurso de apoio 6);
- Refletem sobre a expressão “não segura” (ver recurso de apoio 7);
- Preenchem uma tabela de confronto passado/ presente (ver recurso de apoio 8).
Momento 2: Ilustração A par os alunos:
- Ilustram a ida de Lianor até à fonte, representando:
A verdura do campo./ O pote na cabeça. / A fonte / Lianor com as roupas descritas no poema (saia de chamelote, cinta de escarlata, vasquinha, touca). Sugestões de técnicas:Desenho e Pintura: Para o cenário (árvores, relva, caminho, fonte).Colagem de Tecidos: Para as roupas de Lianor (representando o chamelote, escarlata e vasquinha).Recorte de Revistas: Para detalhes como verdura, flores, céu e água a jorrar na fonte.
Momento 3: Expressão corporal Em grande grupo, num espaço amplo, os alunos:
- Formam um círculo;
- Fecham os olhos;
- Em silêncio, imaginam algumas coisas, de acordo com frases ditas pelo professor:
- Vamos a caminhar descalços pelo bosque e levamos um pote à cabeça;
- A relva é macia e fresca, como se sentem os nossos pés?
- O que cheiramos?
- No caminho, há algumas pedrinhas, o que sentimos?
- O pote vai à cabeça e desequilibra-nos;
- Estamos a chegar à fonte. O que ouvimos? Prestem atenção à água a correr. Agora, passarinhos a cantar… Duas pessoas a conversar...
- Em grupos de 3/4, os alunos criam um quadro vivo (uma cena congelada) de um momento do poema.
Exemplo: Um grupo representa Lianor a caminhar, outro a encher o pote na fonte, outro a equilibrar o pote na cabeça. Cada aluno escolhe uma posição; quando o professor disser “Congelar!”, os alunos mantêm a pose por alguns segundos. Se possível, tirar fotos e expor na escola.  |
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 1. Lê, de forma livre ou orientada, obras integrais variadas. 3. Constrói sentidos a partir de leituras em vários formatos (áudio, escrito, vídeo, multimédia). Atitudes/ Valores: 1. Demonstra curiosidade. 2. Mostra interesse e gosto pela leitura. 3. Participa na troca e debate de ideias. 7. Revela imaginação na compreensão e produção textual.  |