Ler | Compreender | Compreensão escrita
Abordagem interativa e criativa ao poema "Descalça vai para a fonte" de Luís de Camões.
 
 
 
 

Objetivos

  • Compreender e interpretar o poema "Descalça vai para a fonte" de Luís de Camões.
  • Enriquecer o vocabulário.
  • Refletir sobre contextos históricos.
  • Desenvolver a criatividade e a expressão artística.

 

Desenvolvimento

Abordagem interativa e criativa ao poema "Descalça vai para a fonte" de Luís de Camões.

Em grande grupo:

  • Breve contextualização do V Centenário do nascimento de Camões;
  • Apresentação de Camões;
  • Leitura expressiva pelo professor do poema de Luís de Camões Descalça vai para a fonte.

Momento 1: Leitura

A par, os alunos:

  • Leem o poema (ver recurso de apoio 1);
  • Localizam no poema uma lista de palavras difíceis, fornecida pelo professor; (ver recurso de apoio 1);
  • Jogam, em formato interativo ou em papel, Caça às palavras misteriosas (Ver recurso de apoio 2)
  • Atualizam o poema (ver recurso de apoio 3);
  • Respondem à questão Lianor, Lianor, Quem és tu? (ver recurso de apoio 3);
  • Jogam um Quiz sobre a primeira estrofe: Onde vais, Lianor? (Ver recurso de apoio 4);
  • Fazem uma chuva de ideias a partir de 2 perguntas e registam as ideias. (ver recurso de apoio 5);
  • Jogam O que foste lá fazer? (Ver recurso de apoio 6);
  • Refletem sobre a expressão “não segura” (ver recurso de apoio 7);
  • Preenchem uma tabela de confronto passado/ presente (ver recurso de apoio 8).

Momento 2: Ilustração

A par os alunos:

  • Ilustram a ida de Lianor até à fonte, representando:
    A verdura do campo./ O pote na cabeça. / A fonte / Lianor com as roupas descritas no poema (saia de chamelote, cinta de escarlata, vasquinha, touca).
    Sugestões de técnicas:
    Desenho e Pintura: Para o cenário (árvores, relva, caminho, fonte).
    Colagem de Tecidos: Para as roupas de Lianor (representando o chamelote, escarlata e vasquinha).
    Recorte de Revistas: Para detalhes como verdura, flores, céu e água a jorrar na fonte.

Momento 3: Expressão corporal

Em grande grupo, num espaço amplo, os alunos:

  • Formam um círculo;
  • Fecham os olhos;
  • Em silêncio, imaginam algumas coisas, de acordo com frases ditas pelo professor:
    • Vamos a caminhar descalços pelo bosque e levamos um pote à cabeça;
    • A relva é macia e fresca, como se sentem os nossos pés?
    • O que cheiramos?
    • No caminho, há algumas pedrinhas, o que sentimos?
    • O pote vai à cabeça e desequilibra-nos;
    • Estamos a chegar à fonte. O que ouvimos? Prestem atenção à água a correr. Agora, passarinhos a cantar… Duas pessoas a conversar...
  • Em grupos de 3/4, os alunos criam um quadro vivo (uma cena congelada) de um momento do poema.
Exemplo: Um grupo representa Lianor a caminhar, outro a encher o pote na fonte, outro a equilibrar o pote na cabeça.
Cada aluno escolhe uma posição; quando o professor disser “Congelar!”, os alunos mantêm a pose por alguns segundos.
Se possível, tirar fotos e expor na escola.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

1. Lê, de forma livre ou orientada, obras integrais variadas.
3. Constrói sentidos a partir de leituras em vários formatos (áudio, escrito, vídeo, multimédia).

Atitudes/ Valores:

1. Demonstra curiosidade.
2. Mostra interesse e gosto pela leitura.
3. Participa na troca e debate de ideias.
7. Revela imaginação na compreensão e produção textual.

 

Articulação curricular possível

1.º Ciclo - 2.º ano

  • Português
  • Educação artística- Artes visuais

 

Recursos

Observações

  • Esta atividade é uma proposta de leitura na/ com a biblioteca escolar no âmbito do Diagnóstico de fluência leitora;
  • A atividade pode ser realizada integral ou parcialmente, de acordo com as características da turma e o tempo disponível.

 

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard