Leitura | Compreender | Comunicar | 1.º Ciclo
Atividades de leitura e escrita, para descoberta de quem foi Camões e da sua importância para a língua e cultura portuguesas.
 
 
 
 

Objetivos

  • Diversificar as experiências de leitura, com alargamento do horizonte cultural.
  • Aprofundar a competência da escrita.
  • Desenvolver a sensibilidade estética e a criatividade.

 

Desenvolvimento

Atividades de leitura e escrita, para descoberta de quem foi Camões e da sua importância para a língua e cultura portuguesas.

Em grande grupo:

  • Explicação da operacionalização das tarefas;
  • Formação de pares de trabalho;
  • Breve contextualização sobre Camões e o V Centenário do seu Nascimento.

Momento 1 – Descobre Camões

A par, os alunos:

  • Fazem uma Chuva de ideias a partir de 2 perguntas e registam as ideias (ver recurso de apoio1);
  • Veem a animação Luís de Camões | Biografia e o vídeo Dia de Portugal | Zig Zag
  • Leem individualmente, em voz alta e alternadamente, o texto Luís de Camões, um poeta de grandes aventuras (ver recursos);
  • Realizam o quiz À descoberta de Camões (ver recurso de apoio 2).

Momento 2 - Sabe mais sobre as aventuras e desventuras de Camões.

A par, os alunos:

Manuseiam a obra Camões: as aventuras e desventuras de um poeta, de Sérgio Franclim

  • Leem as seguintes partes da obra:
    • capítulo 1 - "Camões: quem é?” (só primeira página);
    • capítulo 4 - "Camões é o poeta do amor" (só 1.ª página e início da 2.ª página - 1.ª quadra);
    • capítulo 12 - "A morte do príncipe dos poetas" (só primeira página)
    • capítulo 13 – (só 2.ª página).
  • Realizam o jogo Caça-palavras (Ver recursos)
  • Escrevem três frases sobre Camões, cada qual iniciada por uma das palavras encontradas.
Exemplos:
Os Lusíadas é o nome da obra mais famosa de Camões | Trinca-fortes é o nome da alcunha de Camões. | Direito é o lado onde Camões não tinha olho. | Escrever é aquilo que que Camões fazia. | Portuguesa é a nacionalidade de Camões. | Luís é o nome próprio de Camões | Lisboa é a cidade em que terá nascido Camões.
  • Realizam o jogo Camões em anagramas (ver recursos)

Momento 3 - Conta a história de Camões

A par, os alunos constroem um acróstico a partir da palavra CAMOES.

Nota: Caso se pretenda dedicar mais tempo a esta ação, o acróstico pode partir das palavras LUIS DE CAMOES.

Momento 4- Ilustra a história de Camões
A par, os alunos:

  • Selecionam um dos momentos da vida de Camões trabalhado anteriormente:
    • Camões jovem e aventureiro (baseado no Capítulo 1).
    • Camões e o amor (baseado no Capítulo 4).
    • Os últimos momentos de Camões e a celebração do Dia de Portugal (baseado no Capítulo 12).
  • Ilustram uma cena relacionada com a parte da história que selecionaram, recorrendo a materiais diversos disponibilizados pela biblioteca.

Em grande grupo, partilha dos diferentes trabalhos produzidos pelos pares.

Posteriormente, os trabalhos são divulgados num mural na biblioteca e nos seus canais digitais.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

3. Constrói sentidos a partir de leituras em vários formatos (áudio, escrito, vídeo, multimédia).
4. Expressa oralmente ideias recorrendo a vocabulário adequado e sequências discursivas apropriadas.
5. Relata experiências de leitura, exprimindo sentimentos e emitindo opiniões.
6. Cria textos originais em formatos variados.

Atitudes/ Valores:

1. Demonstra curiosidade. 
2. Mostra interesse e gosto pela leitura. 
4. Manifesta espírito crítico.

 

Articulação curricular possível

1.º Ciclo - 2.º ano

  • Português
  • Educação artística- Artes visuais

 

Recursos

Observações

  • Esta atividade é uma proposta de leitura na/ com a biblioteca escolar no âmbito do Diagnóstico de fluência leitora;
  • A atividade pode ser realizada integral ou parcialmente, de acordo com as características da turma e o tempo disponível.

 

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard