“Torna-te na mudança que queres ver no Mundo.”- disse Mahatma Gandhi.
Ouço esta frase tantas vezes e não compreendo! Tenho de mudar alguma coisa? Tenho de mudar o mundo? É que se tiver de mudar, sozinho não consigo!
A minha prima Rita diz que somos uma gota no oceano e cada um de nós tem de fazer a sua parte, para que o mundo fique melhor.
A Rita tem razão! Não posso estar sempre a criticar tudo, a encolher os ombros e limitar-me a queixar. Sozinho, ou com ajuda, preciso de fazer alguma coisa!
Estou cansado de ouvir falar da guerra, pobreza, falta de comida em tantos lugares do mundo, das crianças maltratadas e que têm de trabalhar, da falta de respeito entre homens e mulheres, maus tratos aos animais, incêndios todos os verões, lixo nas praias e no mar e de tanta poluição. Ufa! Tanta coisa para mudar e tanto para fazer!
É certo que já ouvi falar de muitas instituições que ajudam e fazem um papel muito importante na sociedade: a UNICEF, Banco Alimentar contra a Fome, Cruz Vermelha, Médicos sem Fronteiras, Instituto de Apoio à Criança, entre outras instituições menos conhecidas.
Quem sabe se não as poderemos ajudar de vez em quando. Posso tornar-me voluntário e levar a Rita e a minha família e amigos para ajudar! Depois da escola, do trabalho ou aos fins de semana poderíamos dispor de algum tempo para ajudar no canil ou numa associação de defesa dos animais que existe na nossa cidade; conversar com as pessoas mais velhas que estão sozinhas; ajudar um vizinho; entregar roupas, alimentos e brinquedos em alguma instituição.
Cada dia conta e sozinhos também podemos ser um exemplo: podemos começar por evitar desperdiçar comida, fazer a separação correta do lixo, economizar água e energia, usar mais os meios de transporte coletivos, cuidar da floresta, saber ouvir os outros e as suas opiniões e respeitar os direitos humanos.
Tornar o mundo melhor: é a nossa principal missão!
José Pedro Antunes | 6ºE
Escola EB 2/3 José Saraiva - Leiria