Estudos mostram que o simples facto de as crianças em idade pré-escolar terem livros acessíveis em casa aumenta significativamente as suas hipóteses de desenvolver gosto pela leitura e melhores competências de literacia no futuro.*


#01 - 15 de setembro de 2025

Diz a ciência

A criação de ambientes organizados e ricos em livros, acessíveis à criança, aumenta a frequência do contacto com a leitura, favorece o desenvolvimento da linguagem e desperta motivações e preferências individuais.**

Leia mais em Literacia em família, na Plataforma LER.


Roteiro para fora da escola

Diversos estudos demonstram que o simples facto de as crianças terem livros acessíveis em casa está diretamente associado ao desenvolvimento do gosto pela leitura e a melhores competências de literacia ao longo da vida. Criar um ambiente leitor — com livros visíveis, ao alcance da criança, organizados de forma apelativa e alinhados com os seus interesses — é um dos primeiros passos para cultivar uma relação positiva com a leitura.

Neste roteiro, sugerimos aos pais que criem um espaço acolhedor para a leitura e explorem, em conjunto com os seus filhos, o vasto mundo dos livros, seja em casa, na biblioteca da escola ou na biblioteca municipal. O objetivo é ajudar as famílias a descobrir, de forma simples e divertida, como a leitura pode ser parte do dia a dia de todos.

Aceda aqui ao roteiro #01 na plataforma LER. 


Espaço dos livros

10 livros para viver o(s) regressos(s)

Setembro traz o fim das férias e do verão. E cheira a novo. É o mês do(s) regresso(s). Nesta seleção que abre o ano letivo, trazemos diferentes representações do regresso, lembrando que tudo é cíclico, que a vida se compõe de começos e de finais, de partidas e de chegadas.

Juntamos o calor da família e dos amigos à alegria das memórias partilhadas, em forma de livro sem palavras, pequenas narrativas, poesia e nonsense, e pintalgamos tudo com uma generosa dose de humor, para um regresso leve, mas memorável.

Aceda aqui ao Espaço dos livros #01.


Considere


Partilhe connosco

Caso assim o entenda, partilhe materiais, fotos, publicações nas redes sociais, comentários, … sobre o projeto.

Preencha o formulário de partilha.


*alinhado com PIRLS, OECD e estudos de Hannon & Nutbrown sobre literacia familiar
**Neuman & Celano (2001) e de Bus, van IJzendoorn & Pellegrini (1995) sobre a relação entre acessibilidade aos livros e desenvolvimento da literacia.
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard