As histórias tradicionais são de fácil apropriação e reconto, favorecendo o desenvolvimento da linguagem. |
Os contos tradicionais oferecem uma riqueza de benefícios para o desenvolvimento da primeira infância, fomentando o pensamento crítico e criativo, habilidades de linguagem e muito mais, tudo de uma forma divertida e envolvente.*
Leia mais em Preparar a aprendizagem da leitura e escrita, na Plataforma LER.
Leia também o artigo Os benefícios dos contos de fadas para o desenvolvimento da primeira infância.
Leia também no Blogue RBE Era uma vez… um leitor a crescer.
Os contos tradicionais são pilares do desenvolvimento infantil. Estruturam o pensamento com narrativas lógicas, enriquecem a linguagem através de vocabulário diversificado e estimulam a criatividade com mundos imaginários. Simultaneamente, oferecem divertimento e criam laços emocionais com a leitura. São ferramentas essenciais para famílias e educadores que promovem competências cognitivas e socioemocionais de forma natural e cativante.
Nesta quinzena sugerimos aos pais que leiam diferentes contos tradicionais aos seus filhos, diferentes versões da mesma história e que conversem sobre eles, incentivando as crianças a recontar com pormenor, os que mais gostaram.
Aceda aqui ao roteiro #13 na plataforma LER.
10 livros para reviver as tradições
A Páscoa traz consigo as desejadas férias, a caça aos ovos, as amêndoas, o reencontro da família e (um pouco mais de) tempo para saborear devagar. Preparamos uma seleção de livros que são, simultaneamente, um convite a olhar e a desvendar a vida que renasce, e a regressar às origens a partir das histórias. Entre contos populares, portugueses e de outras paragens, vamos encontrar mochos espertos, lobos enganados, festas na cozinha e até pratos exóticos, tudo temperado com uma boa dose de humor e outra de pozinhos perguntadores.
Para sobremesa, sugerimos poesia em dose dupla, servida por duas grandes chefs da literatura portuguesa para a infância.
Aceda aqui ao Espaço dos livros #13.
Veja também uma seleção de contos tradicionais.
Caso assim o entenda, partilhe materiais, fotos, publicações nas redes sociais, comentários, … sobre o projeto.
Preencha o formulário de partilha.