| No início da aprendizagem, a leitura e a escrita exigem muita atenção e esforço da parte da criança. Não são processos imediatos. Mas é com paciência e muita prática que se constroem estas fabulosas ferramentas mentais. |
Quer a decodificação quer a codificação precisam de tempo nas fases iniciais da aprendizagem. Não são processos automáticos: exigem recursos cognitivos, são intencionais, conscientes e controlados. (adapt. de Castro, 2020)
Leia mais em Como se lê e escreve no início da aprendizagem, na Plataforma LER.
Roteiro para fora da escolaAprender a ler e a escrever é um processo exigente, que implica atenção, prática e persistência. Nos primeiros tempos, cada palavra lida representa um esforço real para a criança. O apoio da família, com escuta, incentivo e paciência, é fundamental para que esse caminho se faça com confiança e motivação, transformando o esforço em conquistas e o desafio em prazer de aprender.
Neste roteiro sugerimos aos pais que acompanhem com paciência e interesse o esforço da criança nas primeiras leituras, mantendo a leitura partilhada como um momento diário de ligação, apoio e descoberta. Valorizar cada tentativa e adaptar o ritmo são formas eficazes de reforçar o prazer de aprender a ler.
Aceda aqui ao roteiro #04 na plataforma LER.
10 livros para descobrir o que nos une e o que nos torna únicos
A paisagem outonal e o brilho das cores do Natal que se avizinha fazem novembro dourado. Este cenário e o dia internacional da Filosofia, que o mês também traz, inspiram esta seleção.
São 10 livros que propõem diferentes caminhos de leitura: enquanto acompanhamos as transformações da paisagem no campo, no bosque e na cidade, acompanhamos também os dilemas das personagens que nestas obras se movem. Do que nos torna únicos ao que nos une, passando pelas memórias, sonhos e desejos que partilhamos, esta seleção oferecerá a pequenos e grandes leitores bons pretextos para conversar, pensar e para estreitar laços.
Aceda aqui ao Espaço dos livros #04.
Caso assim o entenda, partilhe materiais, fotos, publicações nas redes sociais, comentários, … sobre o projeto.
Preencha o formulário de partilha.