Escolher bem os livros para ler com as crianças é garantir que a leitura é um momento de prazer, descoberta e aprendizagem. Um bom livro convida a escutar, imaginar e querer mais.


#03 - 27 de outubro de 2025

Diz a ciência

"Os livros devem ser espelhos, mas também janelas que permitam às crianças compreender vidas e experiências diferentes das suas.”*

Leia mais em Choosing a child’s book, na Plataforma Reading Rockets.


Roteiro para fora da escola

Quando as crianças estão a dar os primeiros passos na leitura, ouvir boas histórias continua a ser essencial. A escolha dos livros faz diferença: histórias simples, bem escritas e com temas do interesse da criança despertam o gosto por ler e facilitam a compreensão. Em casa, ler em voz alta com regularidade, de forma expressiva e próxima, ajuda a consolidar o que se aprende na escola e torna a leitura num momento de prazer partilhado.

Neste roteiro sugerimos aos pais que tornem a leitura um momento tranquilo e partilhado, oferecendo livros ajustados à idade, ligados aos interesses da criança e que convidem à escuta e à descoberta.

Aceda aqui ao roteiro #03 na plataforma LER. 


Espaço dos livros

10 livros para trocar as voltas ao medo

Com uma (nova) rotina já instalada, é tempo de começar a apreciar as novas aprendizagens, experimentando novos mundos com a ajuda dos livros.

A data festiva trazida de outras paragens deu o mote para esta seleção, onde juntamos fantasmas, bruxas e gatos, e mais um punhado de personagens, que ora combinam, ora destoam, dependendo dos óculos que decidirmos colocar.

Nesta seleção, suspense, aventura, humor e ritmo juntam-se com ecos de património popular e discursos literários menos explorados para trocar as voltas ao medo e abrir portas às infindáveis possibilidades criadoras que espreitam dos livros.

Aceda aqui ao Espaço dos livros #03.


Considere


Partilhe connosco

Caso assim o entenda, partilhe materiais, fotos, publicações nas redes sociais, comentários, … sobre o projeto.

Preencha o formulário de partilha.


*Bishop, R. S. (1990). Mirrors, windows, and sliding glass doors. Perspectives: Choosing and Using Books for the Classroom, 6(3), ix-xi.
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard