Projetos > LER fora da escola

Encontros com livros

exploracao_da_capa.webp>
Exploração da capa Há várias possibilidades para aguçar a curiosidade das crianças para a leitura de uma história. Este vídeo deixa algumas pistas de como o fazer a partir do título e da capa.
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Exploração da capa [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 03-11-2024. [Consult. 18-04-2025] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/4622 .html>
foi_voc__que_pediu.webp>
Foi você que pediu um alfabeto literário? Um alfabeto literário é uma obra ou técnica literária que organiza os seus conteúdos de acordo com as letras do alfabeto, geralmente começando por "A" e terminando em "Z".
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Foi você que pediu um alfabeto literário? [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 14-12-2024. [Consult. 18-04-2025] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/4729 .html>
ler_um_album_ilustrado.webp>
Ler um álbum ilustrado Podem os livros sem texto também ser lidos? O que podem as crianças ganhar com os álbuns ilustrados? Neste vídeo destaca-se o apuramento da capacidade de observar, o diálogo que promove o desenvolvimento do vocabulário e o relacionamento entre as vivências da criança e as imagens apresentadas.
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Ler um álbum ilustrado [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 03-11-2024. [Consult. 18-04-2025] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/4623 .html>
se_nao_e_o_que_sera.webp>
Se isto não é..., o que será? E se usarmos a imaginação para dar novas utilidades àquilo que vemos? Neste vídeo sugere-se brincar com os objetos para promover a conversa e a imaginação.
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Se isto não é..., o que será? [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 13-12-2024. [Consult. 18-04-2025] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/4706 .html>
uma_palavra_vale_mil_imagens.webp>
Uma palavra vale mil imagens A utilização de imagens relacionadas com a narrativa, ajuda as crianças a organizar o pensamento, podendo surgir como forma de compreender melhor o enredo e a linha temporal. Neste pequeno filme exemplifica-se a utilização destas estratégias durante a leitura com as crianças.
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Uma palavra vale mil imagens [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 17-12-2024. [Consult. 18-04-2025] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/4764 .html>
livros_formigueiro.webp>
Wimmelbook / "Livros-formigueiro" (Algumas potencialidades) Já ouviu falar de Wimmelbooks? E de "Livros - formigueiro"? Esta é a denominação portuguesa para estes livros sem palavras, geralmente de grande formato, repletos de detalhes, personagens, objetos e cenas do quotidiano que convidam o leitor a explorar visualmente cada página. Neste vídeo apresentam-se os wimmelbooks, algumas das suas características e potencialidades no desenvolvimento da linguagem e da estruturação do pensamento das crianças.
Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Wimmelbook / "Livros-formigueiro" (Algumas potencialidades) [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 03-02-2025. [Consult. 18-04-2025] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/4913 .html>
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard