Projetos

Concurso Media@ção

Edição 2020-2021      |       Edição 2021-2022


Edição 2022-2023

Lançamento da edição 2022-2023

[21.10.2022]

A partir de hoje está aberta a edição do Concurso Media@ção 2023. São globalmente mantidas as normas de candidatura das edições anteriores, com exceção do tema escolhido para os trabalhos deste ano letivo: Media e democracia

À medida que movimentos, partidos e dirigentes autoritários se têm afirmado nos parlamentos de diferentes países, e que assistimos à divisão de cidadãos em grupos fechados, cada um enquistado nas suas opiniões, tem ganho relevo a necessidade de refletirmos sobre o que contribui, ou não, para o desenvolvimento das instituições e da vida democráticas. A relação da democracia com os diferentes meios de informação e comunicação é uma das dimensões centrais dessa reflexão, a qual, por sua vez, engloba múltiplos vértices: o da informação e da "desinformação"; o papel das redes sociais versus o dos meios de comunicação profissionais; o da liberdade versus a censura dos meios de comunicação; o da liberdade de expressão, e outros.

O prazo limite para envio dos trabalhos é o dia 31 de março de 2023, não sendo necessária pré-inscrição.

Lembramos a conveniência de consulta dos tutoriais incluídos em A linguagem audiovisual e em Vídeos de apoio, assim como dos trabalhos distinguidos em anos anteriores e disponíveis no canal YouTube do concurso.

Qualquer informação para além de todas as que constam no Regulamento, deve ser solicitada através do e-mail: media@mail-rbe.org

Objetivo 
Incentivar o uso crítico, responsável e criativo dos media, como instrumentos de cidadania e de liberdade de expressão.

Descrição
Concurso de trabalhos vídeo e podcast, aberto a alunos de escolas públicas, privadas, profissionais e ainda de escolas portuguesas no estrangeiro ou que integram a rede de ensino de português no estrangeiro. Anualmente é publicado um regulamento onde constam os temas e prémios de cada edição, assim como as especificações que os trabalhos devem seguir.

Destinatários
Alunos do ensino básico, secundário e profissional

Data de início
2017

Parceiros
Comissão Nacional da Unesco (CNU), Direção-Geral da Educação (DGE), Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027), Secretaria Geral da Presidência de Conselho de Ministros (SGPCM), Plano Nacional de Cinema (PNC) e Centro Nacional de Cibersegurança.
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard