Consolidada a utilização nas escolas do referencial Aprender com a Biblioteca Escolar (AcBE) e reforçada a necessidade de assegurar um caráter sistemático das ações/ atividades pelo Quadro Estratégico da Rede de Bibliotecas Escolares, importa garantir a monitorização e avaliação, que permitam aferir, com rigor, os níveis de desempenho, nas diferentes áreas de literacia.
Assim, disponibilizam-se algumas propostas de instrumentos de avaliação que visam contribuir para a eficácia deste processo e para o incremento dos níveis de colaboração entre os professores bibliotecários e os demais agentes educativos.
Na elaboração destes instrumentos foram atendidas as orientações relativas à avaliação pedagógica em vigor nas escolas.
As rubricas enquanto instrumento auxiliar da avaliação pedagógica orientam a aprendizagem e o ensino, permitindo que docentes e alunos avaliem o trabalho realizado, melhorando os seus desempenhos e processos de autorregulação. Estas características, potenciadas pela possibilidade de utilização por diversos atores em diferentes contextos de formação e avaliação, têm contribuído para a sua utilização nas escolas [1].
Atendendo a este contexto, apresentam-se propostas de rubricas elaboradas a partir dos descritores estabelecidos no referencial Aprender com a biblioteca escolar. Definiram-se critérios, que exprimem os conhecimentos/ capacidades que se pretendem desenvolver, e elaboraram-se descrições, a que correspondem diferentes níveis de desempenho (Latente – desempenho por desenvolver; Emergente – desempenho em desenvolvimento; Adquirido – desempenho demonstrado). Clique no nível de ensino para ver as rubricas.
Disponibilizam-se, também, grelhas de avaliação editáveis, que permitem, para cada nível e área de literacia, selecionar/ adaptar os critérios e respetivas descrições, a considerar em cada contexto, e registar os desempenhos dos alunos.