Os "Miúdos a Votos!" avançam para uma nova fase com o anúncio dos livros finalistas da 10ª edição desta iniciativa que continua a cativar jovens leitores por todo o país.
Já foram selecionados os títulos que irão a votos, após um processo rigoroso de apuramento, da responsabilidade da Pordata, que assegura a transparência e o rigor do processo de votação.
No 1º, 2º e 3º ciclos foram selecionados os 20 livros mais votados. No ensino secundário, integram a lista os 10 livros com mais nomeações.
As listas completas dos livros finalistas para cada ciclo já estão disponíveis para consulta no menu.
As escolas que não participaram na fase de nomeação dos livros ainda se podem juntar a esta iniciativa. Basta preencher o formulário de recenseamento disponível aqui.
A iniciativa “Miúdos a Votos!” está em andamento e os alunos já escolheram os livros que gostariam de ver integrados nas listas nacionais de livros a votos.
Lembramos que o prazo para a inscrição das escolas que pretendam participar se mantém até ao dia 24 de março de 2026.
Para preparar esta fase e também a campanha eleitoral, a organização disponibiliza três webinars, abertos a quem quiser participar.
Marque já na sua agenda e participe com a sua turma!
Como habitualmente, disponibilizam-se alguns cartazes que poderão ser usados no âmbito desta inicitiva.
No dia 9 de dezembro, a partir das 18h, a equipa da iniciativa “Miúdos a Votos!” vai dinamizar uma sessão de esclarecimento, online, para todos os professores interessados em participar. Os interessados deverão inscrever-se através do link:
Contamos consigo!
A Rede de Bibliotecas Escolares organiza, pelo décimo ano consecutivo, a eleição dos livros preferidos das crianças e dos jovens portugueses, através da iniciativa “Miúdos a Votos” que promove a leitura e o desenvolvimento de competências de cidadania ativa.
Os alunos do 1.º ao 12.º ano de escolaridade podem votar no seu livro preferido, replicando os procedimentos e as normas de uma eleição real.
A iniciativa é aberta a todas as escolas, públicas ou privadas, e é também alargada a estabelecimentos de ensino no estrangeiro que lecionem os mesmos anos de escolaridade e que tenham o Português como primeira língua.
Manter-se-ão nestas edições:
Os regulamentos e demais documentos de suporte relativos à edição deste ano podem ser consultados no menu.