«Nós do Mundo» porque queremos centrarmo-nos no nós pessoas, nós agrupamento, nós escola, nós alunos, nós comunidade educativa do Mundo global em que vivemos, nós enquanto leitores em diferentes suportes, géneros e modos. Mas, também, «Nós do mundo» no sentido em que nós significa problemas diários do mundo atual que conhecemos lendo e que temos que enfrentar, ajudar a superar, refletir, colocar em cena para contagiar outras para a ação. «Escrevendo ou lendo unimo-nos para além do tempo e do espaço, e os limitados braços se põem a abraçar o mundo; a riqueza de outros enriquece-nos a nós.» (Agostinho da Silva).
«Nenhum homem é uma ilha isolada; cada homem é uma partícula do continente, uma parte da terra; se um torrão é arrastado para o mar, a Europa fica diminuída, como se fosse um promontório, como se fosse a casa dos teus amigos ou a tua própria; a morte de qualquer homem diminui-me, porque sou parte do género humano. E por isso não perguntes por quem os sinos dobram; eles dobram por ti.» (John Donne Meditações VII).
Assim, o presente projeto tem como ponto de partida e como referentes os pressupostos de que as escolas do Agrupamento devem ter e ser: