Ler hoje, pelo amanhã (ciclo de conferências onde os oradores são alunos e onde os assuntos são temas-problemas do mundo atual)
AE de Arga e Lima, Viana do Castelo
Objetivos
- Contribuir para a formação de cidadãos que valorizem o respeito pela dignidade humana, pelo exercício da cidadania plena, pela solidariedade para com os outros, pela diversidade cultural e pelo debate democrático;
- Incentivar para a participação em atividades cooperativas, orientadas para que os intervenientes tomem consciência de si, dos outros e da responsabilidade que todos temos perante o Mundo e a Natureza;
- Organizar atividades que impliquem a utilização crítica de fontes de informação diversas e das tecnologias da informação e comunicação, colocando-as ao serviço dos objetivos da agenda 2030.
Público-Alvo
Anos envolvidos – níveis / 6.º, 7.º, 8.º, 10.º e 12.ºanos no total de 7 turmas como oradores e 13 turmas como receptores da atividade
(462 alunos)
Descrição
1.ª fase: Formação dada pela biblioteca
- Trabalho de pesquisa: passos para uma maior eficácia;
- Elaboração de póster científico;
- Apresentação oral em público;
- Uso ético da informação: referenciar fontes e incluir citações.
2.ª fase: Nas disciplinas que, em contexto curricular, aderirem à iniciativa, os alunos organizam-se em painéis, escolhem os temas e fazem todo o processo de pesquisa.
3.ª fase: Cada painel de oradores faz o seu suporte de apresentação (póster ou powerpoint).
4.ª fase: Comunicações feitas por cada um dos painéis, no auditório, perante o público ( cerca de 150 alunos e os respetivos professores)
Impactos
- Melhoria observável e referida em atas das competências leitoras, de oralidade e de escrita dos alunos ao longo do tempo e consequente melhoria do sucesso académico nesses domínios, refletido na avaliação de várias disciplinas.
- Crescente consciencialização sobre o nosso papel no Mundo e sobre os aspetos importantes que contribuem para a mudança de atitudes que contribuam para a preservação do Planeta e para os ODS (Objetivos de desenvolvimento sustentável);
- Articulação com o currículo que permitiu que a iniciativa fosse usada como uma estratégia de aprendizagem.
- Melhoria de competências tecnológicas após a formação e a criação de pósteres cientificos.
Parceiros
Parceiros - Geoparque Litoral Norte ( impressão dos pósteres)
Evidências
Repositório de pósteres e powerpoints criados por alunos https://padlet.com/bibliotecaargaelima/materiaisconferencias
https://photos.app.goo.gl/jFoYm7wkhypcT4Zd8
https://photos.app.goo.gl/myV1p4eR9rWSHRE2A