Decorrente do novo projeto educativo – O Mundo é a nossa Casa, a biblioteca escolar, como vem sendo tradição desde 2009/2010, apresentou um conjunto de quatro temas aglutinadores de projeto para o quadriénio 2017-2021, que têm por base o Perfil do Aluno do Século XXI e a Agenda 2030. Esta prática tem ajudado a conferir identidade e homogeneidade ao trabalho das sete escolas do agrupamento, facilitando a articulação entre os diferentes ciclos e departamentos.
A biblioteca escolar, enquanto eixo aglutinador de projetos, tem vindo a desenvolver e a consolidar práticas que pretendem contemplar as várias vertentes da leitura, leitura orientada, gratuita e em articulação com a família, e, simultaneamente, envolver diferentes parceiros.
Por outro lado, tem sido preocupação da biblioteca escolar integrar práticas de otimização do currículo, nomeadamente ao nível das Metas Curriculares de Português e do Programa de Promoção do Sucesso Escolar. Esta metodologia de trabalho tem tido impacto ao nível dos resultados da avaliação interna e externa, tendo em consideração os lugares cimeiros que o agrupamento tem ocupado em distintos rankings.
Neste sentido, são desenvolvidos, a partir da biblioteca escolar, vários subprojetos direcionados para diferentes públicos-alvo: Caixas de Leitura Gratuita (EPE e 1º CEB); Clube de Leitura (2º CEB); Caixas do Saber (EPE; 1º; 2º; e 3º CEB); Nichos (2º e 3º CEB); Voluntários aLER+ (1º e 2º CEB); Pincéis de histórias para (re)desenhar o mundo (EPE; 1º CEB e Famílias); e Educação Literária na Família (ELF) (Famílias do 1º CEB).