
de Deborah Underwood; ilustração: Cindy Derby
editor: Orfeu Negro; 2021
SINOPSE
Dantes, éramos parte do mundo e o mundo era parte de nós.
Agora, mesmo quando estamos lá fora, estamos cá dentro... Em casa, no carro ou na escola. Virados para dentro, esquecidos do mundo.
Então, o mundo procura-nos: um ramo bate na janela, ouve-se tic-tic no telhado. A terra dá-nos pão e frutos, roupa e abrigo. Entra-nos casa adentro com murmúrios, cheiros frescos e torrados, o toque de um cão, uma teia de aranha.
O mundo diz-nos: “Estou aqui. Sinto a tua falta.” E nós vamos ter com ele. Um livro poético e misterioso, onde o delicado jogo de cores, de perto e longe, luz e sombras, nos convida ao reencontro com a Natureza... e connosco.
MEDALHA CALDECOTT 2021 | Honra
PRÉMIO GOLDEN KITE 2021 | Álbum Honra
Sugestões da Lúcia
- Antes de ler: Detetive da natureza: identificar a presença de elementos da natureza dentro de casa, através de um jogo. Estabelece-se um tempo, não superior a 5 minutos, para cada um identificar o maior número de elementos da natureza que estão dentro de casa. Podem ser registados, através de uma lista, do desenho, ou de registo fotográfico. No final do tempo, partilham-se as descobertas, conversando sobre as mesmas.
- Depois da leitura do livro, podem comparar-se as descobertas do jogo anterior com os elementos constantes da obra. Pode, ainda, experimentar-se criar novas páginas para o livro com as descobertas de cada um.
- Ler o livro com os cinco sentidos. O que consigo ver? Ouvir? Cheirar? Saborear? Tocar?
- Pensar e conversar em torno de excertos como “Esquecemonos de que o mundo existe”: quando é que isso acontece? Porquê? É bom? É mau? Porquê? O que posso aprender com o mundo à minha volta? “O mundo desperta-nos”: imaginar que podemos escolher um elemento da natureza para nos despertar e/ou adormecer todos os dias: o que seria? Porquê?
- “De onde vem?”: a partir de objetos da casa, questionar até à origem. Exemplo: uma cadeira. Madeira. De onde vem a madeira? Da árvore. Que árvore? Cerejeira. Como nasce? Da semente? Onde está? No fruto. Que fruto? A cereja.
* Lúcia Barros - É professora bibliotecária , doutorada em Estudos da Criança – Literatura para a Infância e tem desenvolvido um vasto trabalho na promoção da leitura em ambiente familiar. Integra a equipa do projeto LER fora da escola.