
de Katerina Gorelik
editor: The Poets and the Dragons; 2021
SINOPSE
Quem não gosta de olhar através das janelas de uma casa de bonecas?
Neste livro poderá dar uma espreitadela a muitas delas, cada uma mais intrigante que a outra.
Mas, cuidado… o que verá poderá não ser o que parece. Um livro fantástico de Katerina Gorelik, com janelas cortadas na capa e no interior do livro.
Prémio 2021 Bologna illustrators Exhibition
Sugestões da Lúcia*
- “Vamos desenhar a nossa casa”: em família, cada elemento, individualmente, desenha a casa onde vivem. No final, cada um partilha o seu desenho, apresentando o que fez, podendo seguir-se uma conversa sobre as descobertas realizadas: o que é mais importante para cada um, as pessoas que estão em casa, etc.
- Observar a capa do livro e, “espreitando pelas janelas”, tentar antecipar informação sobre os habitantes da casa, as suas rotinas e afazeres, os seus gostos, o lugar onde se situa, etc.
- Descobrir semelhanças e diferenças entre a casa e a vida dos seus habitantes e a casa e a vida da família. O que fazemos igual? O que fazemos diferente? O que traria do livro para a minha casa / família? O que ofereceria da minha casa / família ao livro?
- “Quem é quem?” / No rasto das pistas: a partir da ilustração que representa o “destino” de cada um dos filhos, tentar estabelecer ligações com as respetivas infâncias, explorando uma personagem de cada vez, ao longo da obra. Exemplo: qual será a criança que se tornou enfermeira? Que pistas o sugerem?
- “Coisas com história”: ao jeito da autora, criar uma história a partir de um objeto, imaginando o seu passado: por exemplo, um botão, uma caneca; poderá fazer-se também a partir de uma peça de vestuário, contando a história da sua origem e as suas vivências.
- Se possível, fazer um passeio pelas redondezas em busca de uma ruína. Observar, fotografar, recolher pequenos elementos… e elaborar um trabalho
ao jeito de Sophie Blackall: imaginar um momento na vida da casa e representá-lo, num desenho ou numa maquete (por exemplo, numa caixa de
sapatos).
* Lúcia Barros - É professora bibliotecária , doutorada em Estudos da Criança – Literatura para a Infância e tem desenvolvido um vasto trabalho na promoção da leitura em ambiente familiar. Integra a equipa do projeto LER fora da escola.
Veja também