Ler Camões depois de Camões

Por Carlos Reis

Como lemos Camões depois de Camões? Renovando a sua leitura e o seu ensino, mas também procurando saber o que significam outras leituras, de outra natureza. A análise que será desenvolvida em “Ler Camões depois de Camões” apoia-se em representações que, do século XIX em diante, refiguraram o poeta como personagem, na literatura, na pintura, na estatuária, no folclore, etc. Essas refigurações contemplam temas e imagens (exílio, regresso, saudade, génio, relações com o poder, abandono, etc.) que povoam aquelas representações, algumas delas direta ou indiretamente problematizando Portugal e o seu destino.  

Divulgação

[06.10.2025]

Data: 17.10.2025

Hora: 10:30h - 11:30h

Público-alvo: Docentes e alunos do Ensino Secundário

Inscrição: Clique na hiperligação

NOTA: Deverá ser feita uma inscrição por cada entrada pretendida, uma vez que a hiperligação de acesso não deve ser partilhada, por razões de segurança da sessão. (Exemplo: 1 auditório, 1 inscrição; 2 salas, 2 inscrições).


Orador

Foto

Carlos Reis

É professor catedrático emérito da Universidade de Coimbra e autor de mais de trinta livros, publicados em Portugal, em Espanha, Itália, Alemanha, França e Brasil; ensinou em universidades de Espanha, dos Estados Unidos e do Brasil.
Uma parte da sua investigação foi consagrada a Eça de Queirós, sendo coordenador da respetiva Edição Crítica (24 vols. publicados pela Imprensa Ncional). Dirigiu a História Crítica da Literatura Portuguesa (nove volumes; Editorial Verbo). Foi coordenador científico do Centro de Literatura Portuguesa (2012-2023), diretor da Biblio¬teca Nacional (1998-2002), reitor da Universidade Aberta (2006-2011), presidente da Associação Internacional de Lusitanistas (1999-2000) e da European Association of Distance Teaching Universities (2010-2011). Recebeu os prémios Jacinto do Prado Coelho (1996), Eduardo Lourenço (2019) e Vergílio Ferreira (2020). Presentemente, é Presidente do Conselho Geral da Universidade de Évora.


 

 

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard